Fique de Olho — Laboratórios: A vivência da teoria confere significado à aprendizagem

Matéria publicada na edição 68 | Maio 2011 – ver na edição online

Por Rosali Figueiredo

Nesses tempos em que jovens e adolescentes passam grande parte de seu tempo navegando no ambiente virtual das redes sociais ou ainda nos próprios sites das instituições de ensino, que lhes servem de valioso apoio para as atividades escolares, os laboratórios de física, química, matemática, biologia, fisiologia, entre muitos outros, adquirem um grande significado na vida destes estudantes. São espaços que proporcionam o contato físico e visual com peças anatômicas e aparelhos e dão oportunidades para que realizem experiências e observem fenômenos físico-químicos, conferindo significado à aprendizagem. Ou seja, representam um momento precioso de vivência do conhecimento adquirido em sala de aula ou acessado via internet.

Peças anatômicas de torsos e órgãos do corpo humano, esqueletos, microscópios, bicos de Bulsen, balanças, centrífugas, pipetas, vidrarias em geral aumentam assim a sua importância no processo de ensino-aprendizagem. “Os modelos anatômicos, por exemplo, trazem a realidade às aulas de aulas e tornam as aulas mais interessantes”, observa a empresária Amanda Gerda, que trabalha há pelo menos 13 anos no segmento.

Contando com fabricantes de primeira linha e atentos às necessidades das escolas, os fornecedores de equipamentos e insumos para os laboratórios atualizam constantemente seu portfólio de produtos e hoje oferecem, por exemplo, microscópios acoplados à tecnologia da informação. “O microscópio com sistema de vídeo tem se tornado um item muito importante nas escolas, pois a imagem que o professor consegue capturar no aparelho é passada para todos os alunos através de um monitor de computador ou data-show”, descreve Amanda. A tecnologia transforma-se, portanto, em um atrativo extra para as atividades, “mas não se pode esquecer que o contato dos alunos com o microscópio é também muito importante”, ressalva a empresária.

Confira, neste Fique de Olho, alguns dos destaques de duas empresas já bastante experientes no ramo, a Analista e a Roster.

ANALISTA

No ano em que completa um quarto de século de vida (25 anos), a Analista está preparando sua mudança para uma nova casa, no mesmo bairro Planalto, em São Bernardo do Campo. A ser inaugurada em princípios de julho, a futura sede oferece área três vezes maior que a anterior, o que possibilitará à empresa “um melhor gerenciamento dos estoques”, proporcionando “melhoria nos custos e no prazo de entrega”, afirma o empresário Vicente Catapano Junior.

A empresa é certificada pela ISO 9001 : 2008 e tem investido, desde a sua fundação, na qualidade dos serviços prestados às escolas, procurando oferecer-lhes um tratamento personalizado, que atenda às suas necessidades. Na época em que foi criada, “queríamos mudar o foco da venda, que este deixasse de ser o pedido e passasse a ser o cliente”, registra Vicente. Assim, a relação com o cliente é customizada e “mesmo que algum produto não esteja em nossa linha, procuramos atendê-lo”, diz.

Sua linha de produtos é muito ampla e envolve reagentes diversos, vidrarias, modelos anatômicos e equipamentos variados, como estufas, agitadores, chapas aquecedoras, capelas, balanças, microscópios etc. A Analista atende a clientes de todo o País.

Fale com a Analista:
www.analista.com.br

ROSTER

Na Roster, empresa estabelecida há 13 anos em São Caetano do Sul, uma das principais novidades para 2011 são os modelos anatômicos da marca Coleman, os quais serão apresentados pela empresa na Feira Hospitalar agendada para o período de 24 a 27 de maio, na Expo Center Norte, em São Paulo. Figuram ainda como novidade da empresa neste ano os modelos de microscópio com sistema de vídeo acoplado e a substituição da linha de vidraria por produtos fabricados em polipropileno, destaca a empresária Amanda Gerda. “O plástico polipropileno pode ser autoclavado e não corre o risco de quebrar nem de ferir alguém durante o seu manuseio”, diz.

A carteira de produtos da Roster também é bastante diversificada, incluindo equipamentos para todos os tipos de laboratórios, além dos modelos anatômicos.  Amanda Gerda lembra que a empresa oferece peças de reposição de equipamentos antigos, “como microscópios de 20 anos atrás”. “Portanto, além da venda imediata, nos preocupamos com o atendimento posterior e com a assistência permanente”, destaca a empresária. Ou seja, além da atualidade, variedade e qualidade de seus produtos, a Roster tem como grande diferencial a sua política de atendimento a clientes do Brasil todo. Em breve, a empresa começará a operar um e-commerce.

Fale com a Roster:
11 4224 3824/4226 4957