fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Limpeza

Matéria publicada na edição 39 | Junho e Julho 2008 – ver na matéria online 

Equipamentos e produtos

Escola com cheirinho de limpeza. Mesmo com o uso constante das instalações, é possível manter pisos, móveis, banheiros e cozinhas limpos e higiênicos. Basta investir em equipamentos e produtos voltados para o mercado institucional, sem esquecer do treinamento do pessoal que se dedica à limpeza da escola.

O mercado dispõe de inúmeras empresas voltadas para a venda de produtos do segmento de limpeza. Inicialmente, é importante que a escola invista em maquinários apropriados, garantindo melhor eficiência nas tarefas. A Ultramáquinas, há 15 anos no setor, vende, presta assistência técnica e faz locação de equipamentos. “A locação é uma boa opção quando a escola não pensa em investir no equipamento, e precisa dele para uma limpeza eventual”, diz Luís Francisco Simões, diretor da Ultramáquinas, com duas lojas em São Paulo e uma em Campinas. A empresa oferece, entre as ferramentas elétricas, máquinas de cortar grama, cortadores de cerca viva, motosserras, aspiradores de pó de uso profissional e lavadoras de alta pressão. Simões orienta que, para escolher o modelo ideal de lavadora, a escola deve determinar a área que será lavada. “A partir da área determinamos a pressão necessária da máquina”, aconselha. Comprando uma máquina com vazão e pressão adequadas, a limpeza será feita de maneira eficaz. Simões aconselha, ainda, que os usuários da máquina verifiquem a voltagem utilizada. As lavadoras de alta pressão têm como grande atrativo a economia de água que oferecem. Máquinas dotadas do sistema stop total economizam água e energia, explica: “Quando o usuário desliga o gatilho, esse sistema pára automaticamente o motor da máquina.”

A Ligação Home Center, com uma loja na Radial Leste, em São Paulo, procura atender à todas as necessidades das escolas em relação à limpeza. Segundo Luís Fernando Rosa, diretor da empresa, a lista de ofertas é grande, como lavadoras de alta pressão, enceradeiras, mangueiras, carros funcionais em vários tamanhos e modelos, rodos e vassouras, mops e suportes, toalheiros, papeleiras, saboneteiras e papéis, além de produtos químicos para tratamento de piso.

A Alpha Clean é outra empresa especializada nesse segmento. Oferece carros funcionais, aplicadores de cerca, lavadoras de alta pressão, aspiradores de pó, mops pó e água, além de produtos químicos de pronto uso ou diluíveis. Segundo Carlos Alberto Pinto Correa, diretor da Alpha Clean, há 11 anos no mercado, a empresa também oferece orientação quanto ao uso de equipamentos e produtos profissionais. “Precisamos estimular o conceito da limpeza profissional, difundido na cultura européia e americana. Os itens profissionais facilitam a vida dos funcionários da limpeza”, esclarece. Ao invés de torcer panos de chão, por exemplo, Carlos aconselha o uso dos mops, nas versões água (para limpeza molhada) e pó (para seca). “É um conceito totalmente diferente. O mop pó, por exemplo, não levanta a poeira, como o uso da vassoura”, garante. Para a limpeza do chão, cabos com 1,40 ou 1,50 metro auxiliam o funcionário a manter a postura reta. Cabos prolongadores facilitam a limpeza de vidros em locais altos. Quanto aos produtos químicos, Carlos arremata que materiais concentrados ocupam menos espaço para armazenagem e oferecem boa relação custo-benefício. “Procuramos parcerias com nossos clientes, proporcionando a eles um negócio rentável”, afirma.

Também a Equipamundo está oferecendo às escolas uma linha completa de produtos de limpeza profissionais.  A empresa comercializa, entre outras linhas, os produtos Rubbermaid e químicos em parceria com a empresa Cleaning Solutions. “São produtos reconhecidos mundialmente pela qualidade, variedade e durabilidade. São lixeiras, rodos especiais, carros utilitários para limpeza e manutenção, além de cadeirões, troca-fraldas e produtos químicos para limpeza”, diz Ronaldo Portella, diretor da empresa. Ele complementa que a empresa foi criada justamente com o objetivo de reunir as melhores marcas do mundo em cada segmento. Ele cita, entre as maior vantagens dos produtos Rubbermaid, a praticidade e a durabilidade. “Aos poucos o usuário brasileiro está saindo da vassoura e do balde comum, para algo que lhe dê mais produtividade e conforto. Um exemplo são os baldes espremedores e os mops úmidos ou secos, que possuem fibras especiais que facilitam a limpeza e lavagem dos pisos em tempo menor e com maior eficiência”, constata. Ronaldo. A Equipamundo oferece treinamento específico não só para utilização do que é comprado, mas também realizando apresentação dos produtos. “Como vendemos direto das fábricas, garantimos o melhor preço e novidades em primeira mão”, arremata.

Fabricante de produtos para higiene institucional, a Jofel oferece principalmente produtos para banheiros e cozinhas. A empresa fabrica papéis com 100% celulose virgem (papel toalha, papel higiênico, multiuso e lençol hospitalar). Além dos descartáveis, a Jofel fabrica também os dispensers, como toalheiros, saboneteiras, porta-rolo, secadores de mão, odorizadores de ambientes e outros acessórios. O conceito da Jofel, empresa espanhola há 10 anos em atividade no Brasil e 30 anos na Europa, é oferecer produtos de qualidade que tragam ao cliente a melhor relação custo-benefício. “Nossos papéis são fabricados com 100% celulose virgem provinda de áreas de reflorestamento, o que garante maior absorção, maciez e resistência ao produto. Possuem laudos de análise microbiológica e teste de irritabilidade, que garantem maior segurança e saúde aos usuários. Já a linha de dispensers é fabricada com matéria-prima selecionada, como ABS ou policarbonato, oferecendo maior durabilidade e resistência a impactos”, esclarece Valery Kuwabara, responsável pela área de marketing da empresa. A Jofel dispõe de toalheiros de diversos modelos: para papel toalha interfolhado de 2 ou 3 dobras, para papel toalha em bobina ou em mecha. O modelo mais indicado para o segmento de escolas, segundo Valery, é o toalheiro de alavanca, com capacidade para bobina até 200 metros e que possui um sistema que dosa a saída do papel, gerando economia para o estabelecimento e diminuindo o tempo de reposição do produto.

Já a Tié, com 22 anos de mercado, especializada na venda de produtos de limpeza e equipamentos, como enceradeiras, mops, carros funcionais e lavadoras de alta pressão, está desenvolvendo marcas próprias de produtos. Com a marca Pleno, a Tié  já oferece papéis interfolhas e copos descartáveis, e em breve estará lançando sua linha de sabonete (com nova fragrância), desinfetante e detergente, pronto uso e para diluição. Para Isabel Maria Marçal Farinha, a marca própria possibilita à Tié  oferecer produtos de qualidade a bom preço. Além das marcas próprias, a Tié dispõe de mais de cinco mil itens de produtos e oferece também treinamento para os usuários. “É o nosso diferencial. Orientamos o cliente a usar o produto adequado e a fazer corretamente a manutenção. Uma cera, por exemplo, deve ser aplicada a cada ano, desde que aplicada da maneira certa e realizando a manutenção indicada”, diz. Nas escolas, a Tié costuma realizar palestras para os alunos, orientando sobre a importância do uso de produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente.

Já a Natural Limp trabalha focada em coletores. Há seis anos a empresa fabrica diversos modelos de coletores. Os mais solicitados pelas escolas são os produzidos nas cores para a coleta seletiva (plástico, metal, vidro e papel). Produzidos em polietileno com tratamento UV, não desbotam e não racham, segundo Reginaldo Nunes, diretor da empresa. Reginaldo indica modelos com capacidade para 50 litros. “Se a escola colocar os quatro coletores da reciclagem, mais o do lixo orgânico, já obtém uma boa capacidade”, diz. A Natural Limp também oferece cinzeiros e contêineres, estes com capacidade para 120, 240, 430, 700 ou 1000 litros.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados