fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Manutenção Predial/Elétrica

Matéria publicada na edição 61 | Setembro 2010 – ver na edição online

GARANTA A SEGURANÇA E A REPOSIÇÃO IMEDIATA.

Por Rosali Figueiredo

 Uma boa notícia foi divulgada recentemente pelo setor de Segurança, Saúde e Qualidade de Vida da CPFL Energia: a redução dos acidentes fatais com eletricidade no Brasil em 2009. Foram registradas 288 ocorrências contra 331 em 2008, uma queda de quase 15%. Mas não se pode descuidar desta área, ressalva a CPFL, que recomenda, entre outros, cuidados com a manutenção predial, como certificar-se que as instalações estejam adequadas à carga elétrica bem como livres de “gambiarras”.

Neste segmento, “em termos de segurança”, destacam-se hoje dois principais produtos, afirma Devair Bebiano, controller da JMC Comercial Elétrica: “os cabos flexíveis não halogenados, pois, em caso de incêndio, não emitem gases tóxicos; e os disjuntores DR (interruptores de fuga), que protegem o ser humano de choques elétricos”. Mas, “partindo do pressuposto que toda reforma e/ou avanço tecnológico sempre envolve energia elétrica, o mercado tende a se expandir neste setor, pois desde a adequação da iluminação à instalação de potentes servidores conectados à Internet irão utilizar fios, cabos, lâmpadas, tomadas etc.”, analisa o controller. Nas escolas, Devair recomenda atenção à adaptação das tomadas para o novo padrão brasileiro (de três pinos, sextavada e em formato de poço).

A JMC possui 38 anos de mercado, duas lojas em São Paulo, Capital, mas atende em todo Brasil. Uma das mais tradicionais empresas do segmento, atua somente com produtos “de primeira linha e certificação do Inmetro, o que garante a qualidade e segurança para o usuário final”. Seus funcionários são treinados e oferecem atendimento diferenciado aos clientes, prontos para orientá-los sobre o que realmente procuram, “pois sabemos que nem todos os compradores de escolas são especialistas em manutenção e reformas”, comenta Devair. A empresa garante ainda entrega em até 24 horas nas compras realizadas na Grande São Paulo e mantém-se ligada às novidades do mercado, “que venham a somar diversidade ao nosso mix de produtos”.

Na Ligação Home Center, o diretor comercial Luiz Fernando destaca como seu grande diferencial justamente um extenso e variado portfólio de produtos “na área de conservação e decoração predial”, o que oferece a comodidade ao cliente de encontrar, em um mesmo local, materiais adequados às suas diversas necessidades.  “Trabalhamos somente com produtos de primeira qualidade, certificados e com  garantia do fabricante”, acrescenta o diretor, lembrando que os compra diretamente das fábricas. Com nove anos de mercado, a Ligação comercializa produtos da área elétrica, hidráulica, pintura e construção, ou seja, “tudo que se refere à manutenção da escola”. Mas seu carro-chefe ainda está no segmento elétrico, com lâmpadas, fios e cabos, luminárias etc. A empresa atende em todo País, via telefone ou internet, e despacha as mercadorias através de transportadoras ou correios.

Outra empresa com grande tradição é a MK Elétrica, fundada por Mohamed Kassein Jarrah e seu pai, há 30 anos.  Com uma carteira de 30 mil itens, a MK oferece desde lâmpadas, reatores, projetores, disjuntores, luminárias, fios e cabos a sistemas completos de CFTV. Segundo Mohamed Kassein, as escolas devem ter uma política de recomposição contínua desses componentes em seu almoxarifado, pois há equipamentos que exigem reposição imediata, como lâmpadas, sirenes e acessórios do CFTV. A própria MK Elétrica mantém seus estoques sempre completos, de forma a despachar o pedido dos clientes no mesmo dia. “Fazemos entrega imediata, sem custo de frete na Grande São Paulo, pois nossos estoques são elevados, com as melhores marcas do mercado e todos os produtos certificados pelo Inmetro.”

Mohamed Kassein destaca ainda o serviço de pós-venda da empresa por uma equipe treinada para atender in loco ao cliente que eventualmente tenha dificuldade com o produto adquirido. Se houver necessidade, a MK providencia a troca e indica técnicos para instalações. Em 2005, a empresa tornou-se fabricante de condutores elétricos (fios e cabos) e projeta, para 2011, o lançamento de seu e-commerce, abrindo mais um canal de comercialização com as escolas de todo o País, hoje atendidas por telefone e email.

Saiba mais:

JMC COMERCIAL ELÉTRICA
11 – 3358-8000/3358-1111
www.jmc.com.br
[email protected]

LIGAÇÃO HOME CENTER
11 – 3209 5000/3276 4000
www.ligacao.com.br
[email protected]

MK ELÉTRICA
11 – 5643-7000
Nextel 86*30337
www.mkeletrica.com.br
[email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados