Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Móveis Escolares

Matéria publicada na edição 62 | Outubro 2010 – ver na edição online

Saúde e conforto em ampla variedade de produtos.

Por Rosali Figueiredo

Atentas às normas que estabelecem os padrões para os assentos e mesas escolares, correspondentes aos estágios de crescimento das crianças, jovens e adolescentes, as indústrias e os fornecedores de mobiliário para o segmento procuram inovar na tecnologia dos materiais, formatos e cores, de maneira a estabelecer seu diferencial de mercado. Outro cuidado é o uso de madeira certificada, oriunda de áreas de reflorestamento, além de tintas a base de água.

Entre as principais normas brasileiras que padronizam a produção de mobiliário escolar estão as NBR’s 14006/97 e 14007/97, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que visam assegurar a postura correta do estudante ao sentar, conferindo proteção à saúde e “estruturação corporal do usuário”. Já a NR 17, norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, estabelece as condições ergonômicas mínimas das mesas e cadeiras utilizadas pelos professores e demais funcionários.

“Como atendemos a muitas empresas, foi preciso verificar a NR 17 para enquadrar as cadeiras à norma”, afirma Camila Alves, proprietária da Milla Comércio, que há seis anos fabrica o produto e comercializa uma ampla linha de móveis. Neste ano a Milla começou a fabricar baias e em 2011 ampliará o portfólio da produção própria, sempre atenta ao uso de material reflorestado.  A Milla atua com mobiliário em madeira e aço e, quando é o caso, com acabamento com espuma injetada de alta densidade, além do formato ergonômico. A empresa trabalha com prazos curtos e atende em todo o País. “Conseguimos unir qualidade, pronta entrega e preço competitivo”, acrescenta Camila, ressaltando ser este seu grande diferencial.

A Giobel é outra fornecedora atenta às normas. Segundo o diretor Agnaldo Giolo, suas cadeiras apresentam “certificado de teste de qualidade aprovado pelo laboratório do SENAI de Votuporanga”, cidade-sede da empresa. “Nossos móveis são produzidos de acordo com as normas da ABNT”, destaca. A Giobel trabalha há 14 anos com mesas, cadeiras, itens para bibliotecas, armários, mesas para computadores etc. Neste ano lançou arquivos e gaveteiros “com chave frontal e corrediças telescópicas, mobiliário para área de café office”, afirma Giolo. Como grande diferencial da empresa, o diretor destaca a qualidade dos produtos, o uso de madeira de reflorestamento e certificada, além do atendimento personalizado. A Giobel possui clientes em todo o Brasil e conta com ampla rede de lojistas e representantes.

Na La Fabrica Design e Móveis, os destaques ficam por conta das bibliotecas e brinquedotecas, nas quais as casinhas e os mini-móveis coloridos, com desenho exclusivo, fazem a festa da criançada, diz a empresária Sonia Contrera. “Todos são projetados com MDF, revestidos em fórmica, com cantos arredondados, puxadores em alumínio esmaltado, resistentes, coloridos e divertidos”. As dimensões, segundo ela, são adequadas às idades das crianças. Conforme explica, o MDF garante a sustentabilidade, já que provém de madeira reciclada resistente. Além disso, a La Fabrica adquire matérias-primas somente de “empresas que participam de programas de reflorestamento”. “As tintas utilizadas no acabamento ou para pinturas artísticas são sempre à base de água”, completa. A La Fabrica iniciou suas atividades em 2008 e atende em todo Brasil.

Na Metadil, criatividade e sustentabilidade também compõem os eixos principais da atuação da empresa. Com ampla linha de produtos na área escolar – berçário, infantil, Ensino Fundamental e Médio, Ensino Superior, cursos e treinamentos – a fábrica utiliza matéria prima certificada. “Estamos em processo de certificação pelo FSC (Forest Stewardship Council) ou Conselho de Brasileiro de Manejo Florestal”, revela o diretor de marketing Marcelo Rodorigo.

Próxima de completar 40 anos, a Metadil apresenta como carro-chefe os conjuntos individuais para sala de aulas, carteiras universitárias e armários, fabricados conforme as normas ergonômicas. A empresa possui um novo centro de desenvolvimento de produtos, o qual estará lançando, ao final deste mês de outubro, novidades em carteiras universitárias, cadeiras em polipropileno e mesas individuais.  “Somos o melhor investimento que uma escola pode fazer em mobiliário escolar, pois oferecemos os principais requisitos de um bom produto (durabilidade, apelo visual, acabamento e preço justo), resultando no melhor custo benefício e em uma parceria sólida”, destaca Marcelo. A Metadil fornece seu mobiliário a todo Brasil, por meio de seus representantes regionais.

Também na Solução Móveis o portfólio é variado e oferece amplas opções às mantenedoras. “Trabalhamos com toda linha de mobiliário de madeira, aço e estofados, como mesas, armários, estantes para bibliotecas, carteiras e cadeiras”, ressalta a empresária Margareth Cavalcanti.  Mas o carro-chefe da empresa são os móveis de aço, como estantes para bibliotecas, armários para vestiários e salas de aula, arquivos para secretaria, entre outros, afirma Margareth. “O material empregado é 100% aço e segues as normas técnicas da ABNT”, diz. Outro benefício é a agilidade da entrega, destaca a empresária, lembrando ainda que o departamento comercial da empresa está qualificado para acompanhar as tendências do mercado. Contando com frota própria de veículos e transportadoras credenciadas, a Solução atua no Brasil todo  e utiliza materiais de áreas de reflorestamento.

Na MaqMóveis, a grande variedade de produtos compõe um dos seus destaques. Cadeiras com assentos coloridos, tampos de mesas quadradas, sextavadas ou até mesmo em formato de osso fornecem às escolas muitas opções para enriquecer o ambiente. Para a área funcional, a empresa oferece mobiliário para professores, para as áreas administrativas, a biblioteca e armários estudantis. Fundada há cerca de 20 anos em Taquaritinga, interior de São Paulo, a Maq Móveis possui um escritório-loja na Capital, além de parceiros distribuídos em todo País. Produzindo em torno de 95 mil peças ao mês, a fábrica adota critérios ergonômicos para o desenvolvimento do mobiliário, procurando associar conforto, funcionalidade e comodidade aos móveis. Segundo destaca a empresa, a MaqMóveis possui colaboradores capacitados e registrados junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura).

Finalmente a Desk Móveis, uma das indústrias mais tradicionais do Brasil, com três décadas de atuação na linha escolar e desportiva, as soluções incluem as linhas adulto e infantil, biblioteca, refeitórios e área desportiva, além de lousa interativa sensível ao toque. Segundo a empresária e diretora Fabíola Maia, a Desk apresentará novidades em 2011, pois desenvolve estudos sistemáticos de novos produtos, de maneira a oferecer ao mercado “modelos com design arrojado e tecnologia de ponta”. Com representantes exclusivos nos diversos estados brasileiros, a empresa utiliza material de alta tecnologia e dresinas plásticas de alto impacto e recicláveis. “Primamos sempre pela qualidade e o cuidado com a ergonomia sem deixar de lado o meio ambiente”, observa Fabíola, destacando a assistência técnica permanente como outro importante diferencial da empresa.

Armários pessoais facilitam a vida dos estudantes 

A Global Box iniciou suas atividades no mercado há seis anos com um serviço diferenciado: a locação de armários pessoais para os estudantes, através de contrato direto com os seus responsáveis. “A escola pode oferecer um serviço novo a custo zero, gerando, inclusive, uma nova receita”, diz a empresária Alessandra Gonçalves. A mantenedora precisa somente disponibilizar o espaço para que a Global avalie o tipo de armário mais adequado, escolhendo a altura, profundidade, cores e modelos conforme o perfil de uso da clientela e o próprio ambiente físico da instituição.

“Cuidamos do projeto, da instalação, divulgação, manutenção e aluguel para os alunos, que podem optar pela forma de pagamento, por cartão ou boleto bancário”, explica. O custo sai, em média, R$ 180,00 anuais por aluno. Os armários são feitos em aço galvanizado e possuem um sistema de trancamento por senhas, geradas a cada usuário no ato de contratação do serviço.

Saiba mais:

DESK MÓVEIS
11 3816 2000
www.deskmoveis.com.br
[email protected]

GIOBEL
17 3422-1779
11 3667-4622
www.giobel.com.br
[email protected]
[email protected]

GLOBAL BOX
11 3073-0630
www.globalbox.com.br
[email protected]

LA FABRICA DESIGN E MÓVEIS
11 3869 1790
www.lafabricadesign.com.br
[email protected]

MAQ MÓVEIS
11 5083 6691
www.maqmoveis.com.br
[email protected]

METADIL
11 2421 4199
www.metadil.com.br
[email protected]

MILLA COMÉRCIO
11 4063 7098
www.millacomercio.com.br
[email protected]

SOLUÇÃO MÓVEIS
11 4398 6245/ 4392 5732
www.solucaomoveis.com.br
[email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!