Fique de Olho – Móveis escolares

Matéria publicada na edição 09 | outubro 2005 – ver na edição online

Escolha o melhor para sua escola

Das carteiras e armários para sala de aula aos móveis de aço para áreas administrativas das escolas, é fundamental escolher produtos que ofereçam conforto e segurança.
Conforto, durabilidade e praticidade são características que devem prevalecer quando se trata de escolher móveis escolares. A Metadil, fabricante de mobiliário escolar desde 1974, procura oferecer o melhor custo-benefício do mercado, com móveis confortáveis, seguros e de visual diferenciado. “Sempre utilizamos materiais da melhor qualidade e duráveis. Procuramos nos diferenciar do que já existia no mercado”, aponta Marcelo Ximenes Rodorigo, diretor de marketing da empresa.
Segundo o diretor, a Metadil foi pioneira na aplicação de cores em móveis escolares. “Na época, o uso de materiais coloridos não era visto com bons olhos principalmente entre escolas tradicionais”, conta. Para garantir cores firmes e duráveis em seus produtos, a Metadil utiliza uma resina melamínica, semelhante aos laminados melamínicos. A resina é uma tinta de grande resistência, aplicada diretamente no móvel. Os tampos das carteiras utilizam laminado na parte superior e a resina na parte de baixo, garantindo um bom acabamento e maior resistência do móvel. Para assentos e encostos, a escola pode optar entre o acabamento em resina ou laminado.
Além do visual alegre, a empresa se preocupa também em oferecer segurança aos usuários dos móveis. “Utilizamos apenas materiais bem acabados, sem rebarbas, garantindo a segurança dos alunos”, diz. Na borda das carteiras, por exemplo, é aplicado um friso em PVC de alto impacto, material exclusivo da Metadil. No caso de ser necessária uma manutenção nos móveis, a empresa comercializa itens como parafusos, ponteiras, tampos e encostos. As estruturas em tubo de aço recebem um tratamento anticorrosivo e pintura epóxi a pó. Toda a linha da Metadil é garantida por cinco anos contra defeitos de fabricação.
Outro diferencial da Metadil, conforme Marcelo, é a oferta de cinco tamanhos de móveis. Só a linha pré-escolar é oferecida em três versões: para crianças de dois a três anos, quatro a cinco anos e a versão para alunos de seis anos. Há um tamanho intermediário, voltado para crianças de sete a 11 anos e, a partir dessa idade, estão disponíveis os móveis da linha adulto. Adaptado para as diversas faixas etárias, o móvel torna-se mais confortável e seguro, já que o aluno consegue se encostar direito e apoiar os pés no chão, justifica Marcelo. Além da variedade de tamanhos, há opções em armários para organizar o material pedagógico, carrinhos com rodízios que auxiliam o professor e acessórios úteis, como suportes para secar os trabalhos de pintura das crianças. “A nossa proposta é resolver o problema de móveis na sala de aula, com uma linha completa que inclui, além de mesas, cadeiras e carteiras, também armários e acessórios”, finaliza.
Também a Silton Móveis, há 30 anos no mercado, disponibiliza para escolas uma grande linha de móveis, como mesas, cadeiras, carteiras, estantes e armários de aço. Há o conjunto coletivo infantil, para classes de Educação Infantil, com mesa e cadeiras com acabamento em laminado melamínico, disponível em diversas cores: azul, verde, rosa, bege, branco e cinza. A empresa dispõe também de conjunto individual de carteira e cadeira, nos tamanhos infantil e adulto. A estrutura das peças passa por tratamento antiferruginoso e recebe pintura eletrostática. O conjunto de mesa e cadeira para professor recebe prateleira porta-livros sob a mesa. Já as cadeiras universitárias têm estrutura em tubo de aço 7/8 e podem ter assento e encosto estofadas. As pranchetas das cadeiras podem ser basculantes ou fixas. Sob o assento, há porta-livros em material aramado.
Para refeitórios, a Silton oferece mesas em laminado cinza, branco ou bege, com quatro, seis ou oito banquetas acopladas ou com dois bancos. Em aço, outras opções são armários para vestiário, armários com prateleiras reguláveis e arquivos para pastas suspensas. Para bibliotecas, a Silton tem estantes em aço reforçado, com acabamento apropriado para segurar os livros, além de porta-revistas. As estantes para livros estão disponíveis com face simples, para serem encostadas na parede, ou dupla, para colocação no meio de corredores. A empresa produz ainda cadeiras para escritório com assento e encosto em espuma injetada, que podem ser revestidos em tecido ou courvin. A estrutura das cadeiras tem garantia de cinco anos e os estofados de um ano.

Metadil
www.metadil.com.br