fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Fique de Olho — Pisos

Matéria publicada na edição 63 | Novembro 2010- ver na edição online

Materiais diversos garantem a funcionalidade dos ambientes 

Por Rosali Figueiredo

 Facilidade de instalação, limpeza e manutenção são critérios cada vez mais presentes nas escolhas dos revestimentos de quadras cobertas e descobertas, salas de aulas, laboratórios, brinquedotecas e ambientes específicos da Educação Infantil. A empresa A Sul Pisos, com 25 anos de mercado, traz como novidade em 2010, por exemplo, a linha vinílica Imagine Magic, especial para os espaços dos pequeninos. “Antialérgico e térmico, ele não é escorregadio, traz conforto ao caminhar e vem com estampas coloridas, deixando o ambiente mais divertido. É ideal para creches, salas de recreação e clínicas pediátricas”, afirma Ernesto Xavier Rodrigues, diretor da empresa.

Ernesto destaca que o revestimento está disponível em mantas, mas a empresa oferece também versões em placas, recomendadas para quadras internas, já que sua variedade de cores serve para as demarcações das modalidades esportivas, “sem precisar de pintura”. Ambos os formatos proporcionam “instalação rápida e limpa, com possibilidade de utilização imediata do local”, afirma Ernesto, que atende a clientes dos estados do Sul e Sudeste, mas está se estruturando para ampliar seu raio de alcance.

Os vinílicos também estão no portfólio de A Terra Decorações, empresa que também trabalha com grama sintética, laminados, borracha pastilhada e carpetes. Segundo o gerente comercial Marcos Ferreira de Souza, a grama e a borracha podem ser instalados em ambientes internos e externos, já os demais, somente nos fechados. Há onze anos no mercado, a empresa realiza promoções de seus produtos e disponibiliza aos clientes uma “equipe altamente qualificada para o pronto atendimento”, além da agilidade na entrega. A Terra atua em todo o País e executa a colocação do material na Grande São Paulo.

Outra empresa do segmento dos vinílicos é a American Pisos, que exibe o selo “revenda mais” do fabricante Tarkett Fademac. Os vinílicos se diferenciam por tipos e coleções, afirma a supervisora comercial Patrícia Brito. Há o Paviflex (nacional) e pisos em mantas, como o Pavifloor (importado), Absolute (nacional) e a linha Imagine Magic (também importada). Voltado para as áreas internas, o Paviflex apresenta boa solução para as quadras, pois ao combinar suas cores é possível fazer as demarcações exigidas por cada modalidade esportiva, diz. Neste ano, a American Pisos lançou uma versão especial para os ambientes esportivos, a Omnisports, com opções variadas em cores e espessuras. Com 20 anos de mercado, a American proporciona atendimento ágil e mão de obra própria e especializada, destaca Patrícia.

A Revest Vinil, por sua vez, é marca registrada da empresa que leva o mesmo nome e comercializa há 20 anos revestimentos para as superfícies internas. “Trabalhamos com material desenvolvido especialmente para a finalidade proposta, não oferecemos produtos ‘adaptados’”, diz a empresária Cleide Bardauil. Entre os demais benefícios da linha, Cleide destaca a maciez do produto, a capacidade de amortecimento, o conforto térmico e as propriedades antialérgica, higiênica e lavável. “O piso proporciona sensação de limpeza, aconchego e cuidado, deixando os pais mais tranquilos”, observa. Segundo ela, o revestimento é de fácil instalação, feito sob medida e pode ser removido. A empresa atende a clientes de todo o Brasil, indicando mão de obra para a instalação fora de São Paulo.

Na Vinilana Revestimentos Especiais Ltda., o vinílico também surge como opção para os pisos e paredes internas, acompanhado de cantoneiras que eliminam quinas e prezam pela segurança dos usuários, aponta Shirley Viana, gerente administrativa da empresa. Este é um de seus grandes diferenciais, ressalta Shirley, lembrando ainda que a Vinilana oferece “montagens bem despojadas, com a intercalação de cores”. Há 14 anos no mercado, a empresa possui equipe própria e especializada, com autonomia para indicar as melhores soluções aos clientes. A Vinilana atua em todos os estados brasileiros e, quando não pode fazer a instalação, despacha o produto via transportadora.

Finalmente, a Vivinil, criada por Valdir Fernandes da Silva há 13 anos, oferece serviço de qualidade no segmento vinílico. Bom atendimento, preço baixo e rapidez na instalação são alguns de seus diferenciais, destaca Valdir, associada a uma boa variedade de cores do produto ideal para berçários, salas de recreação e bibliotecas. Entre as vantagens do material, Valdir lembra também da resistência. “Após instalado, dura cinco anos”, diz. Conforme explica o empresário, a instalação é feita com solda eletrônica, de forma a que as lâminas se juntem e evitem vincos acentuados. O produto pode ser aplicado sobre qualquer tipo de superfície, até mesmo pisos frios ou carpetes.     

Demais linhas de revestimento 

Na Aubicon, o piso oferecido provém da reciclagem dos pneus, uma linha ecológica. É um material emborrachado, que oferece um alto nível de amortecimento, entre eles o Piso Play 40, industrializado com bolsas de amortecimento e capaz de evitar maiores danos em quedas de até 1,4 metros, segundo as normas européias, explica Rafael Safra, diretor comercial da empresa. Trazidos ao Brasil em 2006 e depois fabricados pela própria Aubicon, seus revestimentos destacam-se também pelo padrão estético e pela propriedade antiderrapante, aponta Rafael. Neste ano, foi lançado o SuperSlim, um piso de menor espessura, voltado para ambientes internos. Segundo o diretor, além do benefício ecológico, a Aubicon tem seu diferencial nos serviços de “qualidade a preço justo”, garantindo a comercialização no País através de agentes comerciais ou revendas.

A JR Tecnologia em Superfícies trabalha, por sua vez, com produtos de base acrílica ou de poliuretano (PU), que podem ser aplicados tanto em locais cobertos quanto descobertos. Mas o diretor comercial Osvaldo Mündel recomenda os sintéticos (resinas acrílicas) para as áreas descobertas, já que possuem “textura antiderrapante mesmo com a superfície molhada”. Para os demais, a indicação é o PU. Estes se tornam escorregadios quando molhados, explica Mündel. No entanto, apresentam outras qualidades, como a flexibilidade e o amortecimento dos impactos. Neste ano, a JR introduziu pisos flexíveis com confecção no próprio local ou através da fixação de placas de borracha, mais indicados para áreas internas, orienta Mündel. Criada em 1991, a JR distribui seus produtos em todo o Brasil.

 A recuperação das superfícies

 Uma nova linha de produtos detergentes e desengraxantes biodegradáveis, que ao se decomporem no meio ambiente perdem suas características químicas nocivas, está sendo oferecida ao mercado pela Ecowash. Especializada em limpeza e recuperação de pisos e fachadas, a Ecowash começou a atuar há dois anos, atendendo e disponibilizando seus equipamentos em todos os estados brasileiros, afirma Marco Aurélio Colombo, diretor de marketing empresa. “Executamos limpeza, tratamento e recuperação de madeira, granito, granilite, ardósia, mármore, concreto, ladrilho, mosaico português, entre outros.” Segundo ele, a Ecowash proporciona atendimento personalizado aos clientes.

A Suprema do Brasil, há 15 anos no mercado, também oferece serviços de “limpeza, impermeabilização e tratamento de pisos tipo paviflex, vinílicos, granilite, ardósia e pedras em geral”, enumera Lúcio dos Santos, gerente o operacional da empresa. “O tratamento engloba limpeza adequada, impermeabilização e conservação”, explica Lúcio. Mas o seu principal serviço é a remoção do tratamento antigo com aplicação de nova impermeabilização, com selagem e acabamento acrílico, diz. Entre os diferenciais da empresa, Lúcio ressalta que possui funcionários efetivos de limpeza e técnicos especializados em pisos. A Suprema oferece ainda uma avaliação prévia e personalizada da superfície, “considerando tipo de piso, tempo de instalação, uso e tráfego local”, aponta Lúcio, que atende a clientes de São Paulo (Capital), Grande São Paulo e interior do Estado, até a um raio de 200 Km.

Saiba mais:

AMERICAN PISOS
11 – 5581 0545
[email protected]
www.americanpisos.com.br

A SUL PISOS
11 – 5589-8022
www.asulpisos.com.br
[email protected]

A TERRA DECORAÇÕES
11 – 3467-6087/ 3721-1377
www.terradecoracoes.com.br
[email protected]

AUBICON
11 – 3393-8421/ 3662-0289
[email protected]
www.aubicon.com.br

ECOWASH
11 – 5052-3733/ 5051-4043
www.ecowashbrasil.com.br
[email protected]

JR TECNOL EM SUPERFÍCIES
11 – 5093-0030/ 5093-0030
www.jrcor.com.br
[email protected]

REVEST VINIL
11 – 3742-1124
www.revestvinil.com.br
[email protected]

SUPREMA DO BRASIL
11 4075-3433
www.supremadobrasil.com.br
[email protected]

VINILANA
11 – 5979-6225/ 5922-1876
www.vinilana.com.br
[email protected]

VIVINIL
11 – 5833-6803
www.vivinil.com.br
[email protected]

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados