Fique de Olho – Playground

Matéria publicada na edição 20 | setembro 2006 – ver na edição online

Renovando com qualidade

É fundamental renovar periodicamente os brinquedos do playground. Mas, não se esqueça da segurança e verifique se o espaço conta com um piso adequado.

Está chegando a época do ano de planejar a renovação do playground para o próximo ano letivo. O mercado está repleto de boas opções para incrementar o espaço das brincadeiras infantis, seja com brinquedos de plástico, madeira, ferro ou fibra de vidro.

Para Douglas de Oliveira, proprietário da Dedo Brinquedo, a escola deve ficar atenta à qualidade dos brinquedos que vai adquirir. “Recomendo que os diretores procurem produtos com garantia e certificados pelo Inmetro. Existe pirataria de brinquedos. São cópias dos principais fabricantes, sem a mesma qualidade”, adverte Douglas. A Dedo Brinquedo está no mercado há três anos e trabalha com marcas nacionais – como Freso, Mundo Azul, Xalingo e Bandeirantes – e importadas – caso da Chicco e Little Tikes. Na opinião de Douglas, hoje os brinquedos nacionais são praticamente equivalentes aos importados, com a vantagem de resistirem bem ao clima tropical. Douglas comenta que a maioria das escolas prefere itens de plástico para o playground, por não exigirem manutenção. “Nas escolas as crianças brincam monitoradas pelas professoras e praticamente não há depredação. O brinquedo é considerado um bem durável, um equipamento da escola”, diz. A Dedo Brinquedo entrega em todo o Brasil e vende pelo site mais de 400 itens. Além dos brinquedos de plástico, dispõe de grama sintética, módulos de espuma e brinquedos menores para brinquedotecas.

Jefferson Ferreira de Oliveira, proprietário da Greenland Play Pisos e Playground, confirma que a partir de outubro começa a receber pedidos de escolas em busca de novos brinquedos para o playground. “Sempre é possível mudar o visual para o ano seguinte”, diz. A Greenland Play trabalha com brinquedos em plástico das marcas Freso e Mundo Azul e também com os modelos de grande porte da Speed Kids, fabricados em polietileno rotomoldado. A empresa também comercializa brinquedos de ferro, fibra de vidro (como escorregadores, upa upa e lixeiras decorativas) e madeira. Segundo Jefferson, a cada um ano e meio os brinquedos de madeira devem receber proteção de verniz naval e esmalte sintético nas partes coloridas. Em madeira, há modelos com 13 atividades em um só brinquedo, 15 em um e 20 em um. Na opinião do proprietário da Greenland, tanto os brinquedos de ferro, como os de fibra e de madeira têm a vantagem de poderem ser restaurados e recuperados em caso de quebra.

Jefferson destaca ainda a importância da escola se preocupar com o piso de segurança do playground. “Dificilmente uma criança se machuca no próprio brinquedo. O risco está no caso da criança cair do brinquedo em um piso duro”, avalia. A empresa oferece pisos em EVA tratado. São placas coloridas, medindo um metro por um metro, com alturas variando entre 11 mm a 40 mm. Cerca de dois a três meses depois da instalação, o material perde de 20 a 30% da sua tonalidade, mantendo depois a cor. Outra opção é o piso em borracha preta, com 3 mm, 4 mm ou 5 mm de altura e fabricado em placas de 1 metro por 50 centímetros. “A vantagem do piso de borracha sobre o de EVA é que a borracha resiste a uma maior circulação, inclusive a saltos de sapato, patins e bicicleta. Já o EVA é mais frágil”, diz.

Para festas e eventos, procure a locação

O mercado de brinquedos também dispõe da opção de locação, especialmente para eventos e datas comemorativas. A PsiÚ!, no mercado há seis anos, oferece equipe de recreação, serviços de buffet e locação de brinquedos. Os mais procurados são a cama elástica e a piscina de bolinhas. Os brinquedos infláveis também são bem requisitados, caso do touro mecânico, pula-pula, montanha de alpinismo, tobogã e futebol de sabão.

Segundo Renato Souza, proprietário da empresa, todo brinquedo é locado acompanhado de monitores. “Até mesmo uma simples piscina de bolinhas vai com monitor. Brinquedos maiores podem exigir até quatro monitores. É o caso da montanha de alpinismo com duas cordas. São dois monitores para cada corda, um monitor prepara a criança enquanto o outro faz a segurança”, declara, completando que a presença dos monitores é fundamental, tanto para resguardar a segurança dos usuários como para zelar pelo equipamento.

Se o caso for a locação de infláveis grandes, a escola deve verificar se há ponto de energia próximo e se o espaço de que dispõe é suficiente para a montagem do brinquedo. Um tobogã, por exemplo, mede seis metros de altura, por cinco de largura e sete de comprimento. Já o futebol de sabão mede oito metros de largura por 12 de comprimento. Em pisos que exigem cuidados, a PsiÚ! forra a área onde o brinquedo será montado com lona ou EVA. A empresa atende escolas em todo o estado de São Paulo.

Dedo Brinquedo
11.6784-0848/6784-4384