Fique de Olho — Quadras/Pisos e Acessórios – Parte II

Matéria publicada na edição 58 | Maio 2010 – ver na edição online

O revestimento ideal para cada ambiente.

Áreas cobertas ou descobertas, de maior ou menor incidência de umidade e com uso mais intenso ou moderado são alguns dos fatores que devem ser levados em conta no momento de se escolher o revestimento das quadras esportivas, playgrounds e demais ambientes. “A utilização de produtos para pisos, tanto em área externa como interna, deve ser determinada de acordo com a textura, flexibilidade, finalidade (prática esportiva ou recreação infantil, por exemplo), facilidade de limpeza e manutenção”, afirma Osvaldo Mündel, diretor comercial da JR Tecnologia em Superfícies, empresa com 19 anos de atuação no mercado, trabalhando com ampla opção de materiais, especialmente para as quadras esportivas.

Os produtos de base acrílica ou de poliuretano (PU) podem ser aplicados tanto em locais cobertos quanto descobertos, mas o diretor recomenda os sintéticos (resinas acrílicas) para as áreas descobertas, já que possuem “textura antiderrapante mesmo com a superfície molhada”. Para os demais, a indicação é o PU. Estes se tornam escorregadios quando molhados, explica Mündel. No entanto, apresentam outras qualidades, como a flexibilidade e o amortecimento dos impactos.

Outro aspecto importante, tanto na execução de pisos novos quanto nas reformas, é observar se “a base foi executada corretamente e apresenta-se coesa para receber o acabamento, se possui porosidade adequada ou há necessidade de um tratamento prévio da superfície (para evitar destacamento dos materiais aplicados), e se há umidade que dificulta a aderência dos produtos”, observa o diretor. Segundo ele, a JR quer “proporcionar aos alunos pisos recreativos e de lazer adequados às atividades a serem exercidas”. Para isso, a empresa destaca o atendimento personalizado que oferece para cada tipo de situação, “com a apresentação de soluções técnicas visando o melhor custo benefício ao longo do tempo”.

Neste ano, a JR introduziu pisos flexíveis com confecção no próprio local ou através da fixação de placas de borracha de 5mm a 20mm. Esses revestimentos são mais indicados para áreas internas, observa Mündel, “de preferência em andares superiores (que não fiquem em contato com a terra), pois são muito sensíveis à umidade”. “Normalmente são utilizados em quadras esportivas, salas de ginástica ou balé, brinquedotecas, playgrounds (internos), por proporcionar o amortecimento de quedas”, uma de suas grandes vantagens, afirma o diretor comercial.

Na American Pisos, os revestimentos vinílicos representam seu carro-chefe, já que a empresa porta uma espécie de selo “revenda mais” do fabricante Tarkett Fademac. Os vinílicos se diferenciam por tipos e coleções, afirma a supervisora comercial Patrícia Brito. Há o Paviflex (nacional) e pisos em mantas, como o Pavifloor (importado), Absolute (nacional) e a linha Imagine Magic (também importada). Mas segundo Patrícia, o Paviflex continua o preferido das escolas, “devido ao seu custo beneficio”. Voltado para as áreas internas, o Paviflex apresenta boa solução para as quadras, pois ao combinar suas cores é possível fazer as demarcações exigidas por cada modalidade esportiva, “evitando repintura das mesmas”.

Neste ano a American Pisos lançou uma versão especialmente desenvolvida para os ambientes esportivos, a Omnisports, revestimento vinílico em manta, com 8 opções em cores e 3 espessuras. “A sua superfície permite o máximo de resistência ao deslizamento, sem limitar os movimentos durante as atividades físicas, além de excelente absorção de impactos, protegendo os músculos e articulações, reduzindo o risco de lesões e aumentando o conforto dos usuários”, explica a supervisora.

Com mais de 20 anos no mercado, a empresa atua com mão-de-obra própria, especializada e artística – “para confecção de desenhos e paginações”, comenta Patrícia. Segundo ela, com atendimento rápido e ágil, os serviços são certificados e garantidos pela Tarkett Fademac. A supervisora destaca que os pisos vinílicos “são a opção mais rápida de reforma”, com a vantagem de oferecer ainda uma grande variedade de modelos e cores, além da opção para que se criem ambientes diferenciados e lúdicos, “valorizando as escolas”.

Serviços:

American Pisos