Fique de Olho – Recursos Multimídia

Matéria publicada na edição 15 | abril 2006 – ver na edição online

Escolha bem seu projetor multimídia

Os projetores multimídia, conectados a computadores, DVDs ou vídeos, são uma importante ferramenta de apoio para aulas, palestras e apresentações.

Nas salas multimídia, salas inteligentes ou mesmo nas salas de aula, a presença da tecnologia é uma realidade, especialmente quando se trata de sistemas de projeção. Nessa área, os projetores multimídia são o sonho de consumo de muitos diretores de escola: eles projetam o conteúdo de um computador, TV, DVD ou videocassete em um telão. É um importante recurso pedagógico para os professores, além de ferramenta indispensável para reuniões de pais ou treinamento de funcionários.

Atualmente, esse tipo de equipamento já tem um custo bem mais acessível para as escolas. “Há cerca de seis anos um projetor era um produto caríssimo, que não se comprava por menos de R$ 15 mil. Hoje, é preciso tomar cuidado com projetores anunciados na Internet até por R$ 2.700. Não há milagres. São produtos usados, apenas com a lâmpada trocada e vendidos como novos”, garante Teresa Serak, proprietária da MTS Brasil, que vende para escolas a solução completa de uma sala multimídia, incluindo projetores, tela de projeção, lâmpadas e equipamentos da área de informática (como notebooks e pen drive).

Teresa esclarece que é fundamental conhecer o local onde o projetor será instalado para decidir qual o produto mais indicado. “Os projetores diferem quanto à quantidade de ansilumens, característica que dá a qualidade da imagem. Quanto maior a quantidade de ansilumens, que varia de 1600 a 4000 ansilumens, mais caro o projetor. Salas maiores, com capacidade para 100 a 150 pessoas, não podem receber um projetor com menos de 2000 ansilumens, por exemplo. Por isso, faço questão de visitar a escola para verificar o local e indicar o melhor equipamento”, atesta.

A MTS Brasil também presta todo suporte técnico necessário. “Muitas vezes o cliente não tem noção de como o produto pode ajudá-lo. Damos uma aula para o cliente, inclusive com relação à troca da lâmpada. Há uma chave para fazer a troca, não se pode pegar diretamente na lâmpada, com risco dela queimar”, afirma. Ainda em relação à manutenção, Teresa completa que o globo ótico do projetor precisa ser limpo periodicamente para garantir um bom funcionamento. Se o globo estiver sujo, aparecem manchas na tela de projeção. “Esse tipo de limpeza pode ser feito pela assistência técnica autorizada ou mesmo pelo departamento de audiovisual ou de informática da escola”, diz. A MTS Brasil revende exclusivamente projetores multimídia da Epson, com garantia de dois anos e rede de assistência técnica em todo o Brasil.

A Eletro Sates é outra tradicional revendedores de equipamentos para salas multimídia. Há quase 30 anos na rua Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, revende projetores, telas elétricas e retráteis de até 300 polegadas, caixas amplificadas para sonorização de pátios, caixas para som ambiente, microfones sem fio e retroprojetores. O gerente Antonio Ferreira destaca que os projetores multimídia estão com menor custo. Na Eletro Sates, os modelos da LG são os que oferecem as melhores condições comerciais. “São projetores com garantia de um ano, iluminação e resolução de contraste alto, portanto com qualidade de projeção superior, e com manutenção barata. A lâmpada do LG custa 40% a menos que de outras marcas”, explica. Antonio também comercializa projetores Sony e Epson e entrega em qualquer região do País sem custo adicional. Para o caso de instalações de projetos de sonorização, a loja possui instalador próprio e apenas a mão-de-obra é cobrada separadamente.

Para a escola que não pretende investir na compra do projetor multimídia, uma ótima opção é a locação do equipamento. Há três anos no mercado, a Projelux loca projetores e telas. Segundo o proprietário, Paulo Fernando França Santos, a locação diária de um projetor de 2 mil lumens, mais uma tela de dois por dois metros custa R$ 160. A Projelux também vende projetores, lâmpadas e peças para projetores e dá manutenção nos equipamentos. Conforme Paulo, a durabilidade de uma lâmpada de projetor gira em torno de um a dois anos. Ele recomenda que o projetor seja sempre desligado no botão, e nunca diretamente na tomada. “Com esse cuidado, a lâmpada chega a durar cerca de duas mil horas. A cada troca de lâmpada, também é recomendável fazer uma limpeza no aparelho”, arremata.

Eletrosates
11-3357-8577