Fique de Olho – Seguro, Primeiros Socorros, Prevenção contra incêndio, PPRA, PCMSO

Matéria publicada na edição 107 | Abril de 2015- ver na edição online

No âmbito escolar, a segurança é um dos pilares primordiais, tanto para os pais como para a própria instituição. Para garantir essa proteção, existem alguns requisitos básicos que a escola deve seguir para permanecer segura, propondo, assim, um ambiente saudável e livre de acidentes

SAFETY BRASIL

A escola é o ambiente onde as crianças passam grande parte do dia. Embora a incidência de acidentes graves seja menor do que no trânsito ou em casa, é necessário observar a preocupação (e preparação) da escola quanto a segurança dos alunos. Adequar um ambiente para cada faixa etária, para as crianças circularem, brincarem e fazerem atividades esportivas, é uma das medidas para manter uma escola segura.

Nos anos 1970, o Brasil era detentor absoluto do título de “campeão mundial de acidentes de trabalho”, com 1 em cada 6 trabalhadores – incluindo professores, afastado de suas atividades profissionais a cada ano. Naquela ocasião, um grupo de técnicos e médicos com uma carga de experiência internacional, criaram uma sociedade para prevenir os acidentes de trabalho que tanto assombravam as instituições.

Criada em janeiro de 1979 por profissionais da área de engenharia de segurança e medicina do trabalho, a Safety Brasil® realizou o primeiro treinamento prático de combate a incêndios no Shopping Center Ibirapuera, em São Paulo. “Da mesma forma, foi a primeira empresa privada a receber Certidão do Ministério do Trabalho para realização do curso de formação em prevenção de acidentes para CIPA e a partir deste momento, não paramos mais”, recorda Gabriel Okada Ferreira, Gerente Técnico/Comercial da empresa.
Com sede própria, localizada na região sul da capital paulista, mais de 80 credenciados pelo Brasil e 35 anos de experiência em sua trajetória, a empresa possui um leque abrangente e variado em seus serviços, como: Assessoria completa na áreas de Segurança do Trabalho, Prevenção de Incêndios, Medicina Ocupacional, Engenharia Elétrica, Projetos de Segurança Contra Incêndios, AVCB e Treinamentos Específicos obrigatórios na área de ensino. Além do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA (NR-9) do Ministério do Trabalho e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO (NR-7) do Ministério do Trabalho.
Gabriel Ferreira destaca que, para o ambiente escolar, a Safety Brasil oferece alguns serviços específicos, como “consultoria integral envolvendo as áreas humanas e exatas, ou seja, desde exames ocupacionais, avaliações ambientais, prevenção de acidentes, assessoria técnica e serviços de engenharia. Realização interna de Simulado de Abandono de Área e Treinamentos de Primeiros-Socorros, CIPA e SIPAT”.

Para o primeiro semestre deste ano, a empresa estreita seus laços educacionais e promove, dentre outros lançamentos, treinamentos especializados, como: Treinamento de “prevenção de incêndios” com objetivo de atender a Portaria Federal Nº211, que determina que o estabelecimento de ensino ou empresa deve orientar seus empregados na utilização de extintores; abandono de área e sinalização/alarme de emergência; Treinamento aberto de designado de CIPA; Treinamento aberto de Técnicas de Primeiros Socorros; Treinamento aberto de Combate a Incêndios em Centro Profissional.

Fale com a Safety Brasil:
www.safetybrasil.com.br