Food Trucks: praça de alimentação do III EMDS propõe debate sobre ocupação do espaço urbano

Com uma ambientação urbana, a praça de alimentação do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) traz o questionamento de como os Food Trucks podem ocupar os espaços urbanos de forma organizada, respeitando a segurança alimentar mesmo estando fora de um restaurante imóvel.

Além de comporem a área de alimentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, espaço onde será realizado o III EMDS, os donos de Food Trucks fometarão o debate dentro do Seminário Brasil Mais Simples, que acontece no âmbito do III EMDS, no dia 9 de abril. O assunto dos Food Trucks será discutido em duas mesas, sendo a primeira sobre a regulamentação e a segunda, ocupação do espaço público.

Uma comissão formada por representantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasiliense de Food Trucks (ABFT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária (Visa) estão trabalhando na composição dos palestrantes e moderadores para as mesas.

Segundo a coordenadora nacional do Segmento de Bares e Restaurantes do Sebrae, Germana Magalhães, uma das panelistas confirmadas para o debate, essa é uma oportunidade de trazer o tema para a realidade dos municípios. “Temos que mostrar também para um prefeito que ele pode ter problema no comércio local, se não regulamentar uma forma adequada”, afirmou.

Mobiliários – Seguindo o conceito sustentável do evento, as mesas e banquetas dispostas na praça de alimentação serão de papelão reciclável, o mesmo material que será utilizado nas peças de sinalização e indicação no evento, como totens, placas, displays, entre outros.

Para a arquiteta responsável pela programação visual do III EMDS, Thays Lima, “o uso de materiais reciclados e recicláveis demonstra a viabilidade das escolhas conscientes e coerentes com a realidade que vivemos. Essas ações sustentáveis devem ser transversais e priorizadas nas questões mais amplas como a montagem de grandes estruturas bem como em nossos comportamentos mais cotidianos”.

Bike Foods – A ideia é que estejam espalhadas em diversos espaços do evento as Bikes Foods, que comercializam comidas simples e bebidas, para atender os participantes de forma rápida, entre uma atividade e outra da programação do III EMDS.

III EMDS – Realizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o EMDS já está consolidado como o maior evento de sustentabilidade urbana do país. O Encontro, que aborda assuntos de interesse comum entre os municípios brasileiros, nesta edição terá como eixo central o tema “Nova governança federativa e o papel das cidades no Brasil e no mundo”. Crise Hídrica, Mobilidade Urbana, Saúde Pública, Educação e Desenvolvimento Econômico são outros tópicos a serem debatidos durante o III EMDS.

Eixos temáticos irão nortear a programação do III EMDS, composta por Salas Temáticas, Arenas de Diálogo e Fóruns Ted-alike. Experiências exitosas municipais também serão divulgadas durante o evento, por meio do Caminho das Cidades e da Praça de Boas Práticas. O networking e a interação entre os participantes acontecem no espaço chamado Ponto de Encontro.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site www.emds.fnp.org.br. Cerca de cinco mil pessoas devem participar do Encontro, sendo aproximadamente 500 prefeitos e prefeitas.

Data: 7 a 9 de abril de 2015

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – SDC Eixo Monumental – Lote 05, Brasília (DF)

Outras informações e inscrições: www.emds.fnp.org.br, nas redes sociais www.facebook.com/EMDS.FNP ou pelo telefone (61) 3044-9800