Formação completa

Estudantes da EJA do Santa Maria frequentam cursos profissionalizantes

A formação básica escolar na fase adulta já é um avanço para muitas pessoas que não tiveram oportunidade de estudar na infância ou juventude. Mas os alunos do Supletivo do Colégio Santa Maria estão conquistando também cidadania e especialização profissionalizante.

Graças a uma parceria firmada com a escola de formação de profissionais ligados a serviços de bares, restaurantes, hotéis e similares do SINTHORESP, sindicato dos trabalhadores desse segmento, 24 estudantes do Santa Maria estão participando de cursos profissionalizantes. Desde que o programa foi implantado, 13 alunos se formaram e vários ingressaram no mercado de trabalho. “Da turma que concluiu o 3º ano em 2013, temos alunos que trabalham como bartenders e camareiras em hotéis da cidade”, revela a diretora da EJA – Educação para Jovens e Adultos, Maria Cecília Ferraiol.

Recentemente, seis alunas começaram a frequentar aulas de manicure e trato das mãos na escola de estética Nonaka. “Se demonstrarem habilidade e seriedade, farão estágios e possível contratação por empresas e salões de beleza”, explica a diretora. O projeto é desenvolvido em parceria com o Rotary Club São Paulo Aeroporto, Instituto Nonaka e ZNC Hair.

Projeto Adote um Vereador

As aulas no Supletivo também estão ajudando a despertar noções de cidadania por meio do projeto Adote um Vereador. Após um ano acompanhando os trabalhos no legislativo municipal, os estudantes da 7ª e 8ª série desenvolveram um projeto de reconhecimento das necessidades de seus bairros, todos localizados no entorno do Santa Maria. O levantamento sucedeu discussões sobre as possibilidades de melhorias e como seriam executadas. Algumas propostas não envolviam recursos públicos, mas ações populares, como um mutirão para a limpeza da praça localizada na Vila Missionária e restauração dos seus aparelhos de ginástica.

Outras ideias foram encaminhadas para os vereadores para análise e viabilização, a exemplo da instalação de uma delegacia da mulher na Vila Joaniza, que poderia ocupar o mesmo prédio da delegacia já existente, da implantação de ônibus circulares em bairros desprovidos de transporte coletivo e da implantação de especialidades médicas em postos de saúde em locais distantes (o levantamento mostrou que em nenhum posto de saúde da região há oftalmologistas, encontrados apenas no Jardim dos Prados, cuja espera para a consulta chega a um ano). O resultado desse trabalho foi entregue ao vereador Goulart, que se prontificou a levá-lo para a Câmara e apresentá-lo aos parlamentares.

Projeto Mutirão

A EJA do Santa Maria também realiza anualmente, em parceria com o Rotary Club São Paulo Aeroporto, o Mutirão da Saúde, que oferece aos alunos e suas famílias palestras (sobre prevenção de doenças e uso racional da água), atendimento em várias especialidades (oftalmologia, odontologia, dermatologia, exames de identificação de Hepatite, estética facial, podologia, avaliação capilar, entre outras), atendimento jurídico em diversas áreas e apresentações (Banda da Polícia Militar de São Paulo e Contador de Causos). A edição deste ano foi realizada em 13 de setembro.

Sobre o Colégio Santa Maria

Fundado há 65 anos pela Congregação das Irmãs da Santa Cruz, o Colégio Santa Maria oferece da Educação Infantil ao Ensino Médio, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e do Centro de Estudos (Prisma), com cursos de extensão para educadores e aulas para a terceira idade. Com quase 3.500 alunos, está instalado em um terreno de 180 mil metros quadrados no Jardim Marajoara e mantém uma área verde de 103 mil metros quadrados com reserva de Mata Atlântica, um verdadeiro oásis que permite aos alunos a realização de atividades de campo, além do contato prazeroso com a natureza em plena metrópole.

A instituição prima pela excelência pedagógica alicerçada na transmissão de valores éticos que colabore para a formação de cidadãos conscientes. Seus alunos são encorajados e preparados para participarem de olimpíadas de conhecimento, assim como de projetos de inserção social. Mais de 20 cursos extracurriculares são oferecidos aos alunos, em áreas variadas, como circo, teatro e robótica.