fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Formação continuada: plataforma oferece cursos gratuitos na educação

Ambiente de formação Polo reúne professores, gestores educacionais e equipes pedagógicas. São 42 cursos gratuitos disponíveis, além de uma biblioteca de estudos, pesquisas, artigos e vídeos

Uma das metas mais frequentes para o ano novo é investir na formação continuada. É possível encontrar instituições de credibilidade que oferecem oportunidades gratuitas na internet para se atualizar ou ampliar os conhecimentos. Profissionais de educação e que atuam no terceiro setor contam com uma plataforma de 42 cursos gratuitos no catálogo. Trata-se do Polo (polo.org.br), iniciativa do Itaú Social que, em 2021, atingiu a marca de 106 mil usuários e mais de 80 mil certificados emitidos. 

Os cursos disponíveis são 100% on-line e autoformativos. Todos são oferecidos em parceria com instituições de referência na educação como Laboratório Emília, Comunidade Educativa CEDAC, Instituto Sidarta, entre outros. Professores, gestores educacionais e equipes pedagógicas de OSCs (organizações da sociedade civil) são o principal público da plataforma. 

O coordenador pedagógico de Lagoa de Pedras (RN), Janderley Lima, encontrou no Polo uma forma de se adaptar às mudanças do ensino proporcionadas pela pandemia. “Após o susto, a minha experiência e a minha sede de conhecimento me ajudaram a planejar com calma. Encontrei o curso Ensino Híbrido, que contribuiu muito neste momento atípico. Aprendi sobre estratégias, organização e aplicabilidade desse tipo de ensino. Descobri, por exemplo, que é uma ótima forma de desenvolver a autonomia dos estudantes”, disse.

Formação continuada

Lançado em 2019, o Polo nasceu com o objetivo de promover a aprendizagem contínua, com foco em aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. “Buscamos oferecer uma experiência formativa que permita aprofundamento e reflexão entre os cursistas. Em 2022, nossa expectativa é de que cada vez mais os profissionais que trabalham para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes acessem o Polo para se aperfeiçoarem”, ressalta a coordenadora de Formação do Itaú Social, Claudia Sintoni. A plataforma também disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos, pesquisas e galerias. A plataforma conta ainda com a seção editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados