Fundação CASA participa do 2º Torneio Khan Academy

Adolescentes de seis centros socioeducativos aprendem com o maior site gratuito de matemática do mundo e participam de campeonato

Cento e oitenta e sete adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em seis centros da Fundação CASA participam, até 30 de novembro, do 2º Torneio Khan Academy nas Escolas. Os jovens usam o site desse junho para complementação das aulas de matemática, após uma parceria firmada entre a Fundação CASA e a Fundação Lemann, parceria global da Khan Academy.

A competição é promovida pela Fundação Lemann e envolve todos os alunos, professores e assistentes pedagógicos de escolas públicas participantes do programa “Khan nas escolas”, incluindo os jovens da Fundação CASA.

Os adolescentes da CASA participantes cumprem medida socioeducativa nos seguintes centros: Rio Tâmisa, na zona leste da capital paulista; Novo Tempo, em Franco da Rocha; Morro Azul, em Limeira; Madre Teresa de Calcutá I e II, em Iaras; e Taubaté, no Vale do Paraíba.

Há diferentes categorias no campeonato. Para cada uma delas há premiação, que varia de adesivos personalizados a tablets, de acordo com a categoria. Todos os alunos participantes receberão medalhas.

Três categorias destinam-se aos estudantes do Ensino Fundamental – dividido em Fundamental I e II -, sendo que premiam os alunos que obtiveram o maior número de habilidades no quadro geral; aquele com maior número de habilidades por escola; e aquele com maior número de habilidades por seguimento de ensino da escola, do Fundamental I e II.

Entre os professores, receberão prêmios aqueles cujas turmas obtiveram o melhor desempenho entre todas as escolas participantes. Já entre os gestores da Khan Academy nas instituições de ensino, serão premiados os três com melhor desempenho entre todas as escolas participantes.

Os jovens da Fundação CASA competem nas categorias destinadas aos estudantes. Para eles, basta apenas utilizar a plataforma, respondendo corretamente os exercícios propostos e conquistando mais habilidades. No final, o grande vencedor será o aprendizado em matemática.

A apuração pela equipe organizadora do torneio começa no dia 1º de dezembro. No dia seguinte, em 2 de dezembro, por meio do Facebook e via e-mail, os participantes saberão os resultados.

Sobre a Khan Academy

A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 2008 por Salman Khan. Tudo começou quando ele, que era analista do mercado financeiro, começou a dar aulas de matemática para sua prima por meio da internet.

Com talento para ensinar, Khan criou a primeira versão da plataforma de exercícios online e passou a publicar videoaulas no Youtube. O conteúdo se tornou popular que Salman Khan passou a se dedicar exclusivamente a Khan Academy, utilizada hoje em mais de 200 países.

Desde janeiro, ela está disponível em português, graças a uma parceria entre a Khan Academy e a Fundação Lemann. Também são parceiros do programa que a leva para as escolas no Brasil, o Instituto Natura, o Instituto Península, o Ismart e a Fundação Telefônica.

Fundação CASA participa do 2º Torneio Khan Academy

Data: até 30 de novembro

Locais: CASAs Rio Tâmisa, em São Paulo; Novo Tempo, em Franco da Rocha; Morro Azul, em Limeira; Madre Teresa de Calcutá I e II, em Iaras; e Taubaté, no Vale do Paraíba