Fundação Itaú Social prorroga inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência

A Fundação Itaú Social prorrogou as inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência. Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o País tem até o dia 15 de agosto para inscrever propostas focadas em educação integral.

O Itaú Social destinará os recursos ao Fundo da Infância e Adolescência para apoiar ações, serviços, programas ou projetos educacionais voltados ao acesso à cultura, à arte, à ciência, à tecnologia, ao lazer e ao esporte. “Os recursos devem ser aplicados em projetos inovadores que inspirem caminhos para políticas públicas”, explica a Coordenadora de Mobilização Social da Fundação Itaú Social, Cláudia Sintoni.

Em 2015, foram selecionados 36 projetos, cujas instituições receberam as verbas no início deste ano. As experiências de Belém (PA) e Santo André (SP) estão entre eles. Na capital paraense, o projeto “Escola Viva: Enfrentando nas escolas públicas o uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes e gravidez precoce”, desenvolvido pelo Movimento de Promoção da Mulher (MOPROM), está realizando ações educativas em vinte unidades estaduais e municipais. Consulta pública realizada em 2014 pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belém identificou que essas são as duas questões que mais preocupam a população local, uma vez que provocam o desinteresse pelos estudos e, consequentemente, o abandono da escola.

O projeto envolve mais de 1.000 alunos e cerca de 550 educadores. Sessenta jovens do Ensino Médio receberam formação para atuarem como mediadores de vivências, em parceria com os profissionais da educação. A perspectiva é reduzir o envolvimento dos jovens com o uso de álcool e drogas e incentivar a permanência de adolescentes grávidas na educação básica com bom rendimento escolar.

Já em Santo André, região metropolitana de São Paulo, cerca de 450 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos participam do projeto “Fortalecimento dos espaços socioeducativos”. São realizadas atividades que contribuem para o desenvolvimento pleno destes meninos e meninas, tendo como premissa a participação e envolvimento das famílias. Espera-se, desta forma, garantir a inserção e permanência dos alunos na escola.

O projeto, desenvolvido pela Associação Civil Projeto Juventude Esperança do Amanhã (JEDA), alcança os bairros mais vulneráveis à violência doméstica, maus tratos, evasão escolar, acesso às drogas, negligência familiar e trabalho infantil. Em junho, as ações foram ampliadas para receber mais crianças e adolescente, com maior qualidade no atendimento.

Por meio de atividades socioeducativas como oficinas de teatro, dança, judô, artes, música e informática, realizadas fora do horário regular de aula, a ação preocupa-se em oferecer recursos para o fortalecimento da educação integral e o desenvolvimento pleno do indivíduo. Boa parte das crianças e adolescentes sofre de baixa autoestima por estarem atrasadas no calendário escolar, o que afeta a frequência nas aulas e aumenta a evasão.

Para efetuar a inscrição das propostas, os Conselhos devem enviar a Carta de Encaminhamento, o Formulário de Inscrição de Proposta e a planilha de Orçamento da Proposta. As inscrições recebidas serão analisadas durante os meses de agosto a outubro e o resultado final tem previsão de divulgação para 30 de novembro.

A íntegra do edital e a relação de documentação necessária estão disponíveis no site da Fundação Itaú Social (www.fundacaoitausocial.org.br).