Fundação Lemann aumenta oferta de aplicativos educacionais gratuitos para celulares e tablets

Com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas educacionais para diferentes fases

do aprendizado, acaba de ser lançado o aplicativo da Khan Academy

Acaba de ser lançado o aplicativo da Khan Academy, uma iniciativa da própria Khan em parceria com a Fundação Lemann. A partir do maior site de matemática do mundo, o aplicativo foi desenvolvido com o objetivo de reforçar a missão de tornar as ferramentas educacionais ainda mais acessíveis a todos.

Várias pesquisas indicam que hoje o jovem acessa a internet muito mais pelo celular do que pelo desktop. A terceira edição da TIC Kids Online Brasil, por exemplo, destaca o comportamento dos jovens com relação  a mobilidade: 82% das crianças e adolescentes afirmaram usar a Internet pelo celular. Em 2013, essa proporção era de 53%. O acesso à Internet por meio dos tablets segue em expansão: dos 2% registrados em 2012, subiu para 16% em 2013, e alcançou 32% em 2014.

“É importante ressaltar que a sociedade como um todo já viveu essa revolução tecnológica e, infelizmente, nesse contexto, a escola ficou para trás, não acompanhou. O caminho agora é proporcionar para alunos, professores e gestores escolares o que já é uma realidade fora da escola”, afirma Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann.

Khan Academy na palma da mão

O mais recente lançamento da Fundação Lemann é uma parceria com a Khan Academy para o lançamento do aplicativo com os conteúdos da plataforma já existente. Com mais de 150 mil exercícios interativos com feedback instantâneo e dicas para cada questão, o app se ajusta ao ritmo de cada usuário. Além disso, oferece vídeos e artigos sobre matemática, ciências, economia e humanidades. O novo aplicativo utiliza o conteúdo do site da Khan Academy tornando-o mais eficiente para os estudantes acessarem a qualquer momento e em qualquer lugar.

“O lançamento do aplicativo da Khan Academy é um passo importante para atender os alunos onde eles estiverem. Nós trabalhamos bastante para desenvolver uma ferramenta que oferecesse a melhor experiência possível nos celulares e tablets, incluindo um formato altamente interativo que coloca nosso melhor conteúdo ao alcance do dedo”, explica Rolando Nuñez-Baza, Gerente da Khan Academy para a America Latina. “Depois de trabalhar com muitos alunos para entender e aprimorar a experiência, estamos animados com o resultado deste aplicativo e o impacto que ele pode desempenhar na aprendizagem dos estudantes”, completa.

No mundo todo, mais de 100 milhões de usuários aprimoram seus conhecimentos de matemática por meio do site da Khan Academy, o maior site de matemática gratuito do mundo. No Brasil, desde seu lançamento em 2014, 79 mil alunos de escolas públicas utilizam a plataforma com o apoio da Fundação Lemann, que ajudou a implementar o uso da ferramenta como parte do aprendizado. Com o aplicativo, os usuários terão uma versão da Khan Academy mais interativa e personalizada do que nunca.

Por enquanto o aplicativo da Khan Academy só está disponível para iOs.

Para baixar gratuitamente, clique aqui.

Outras novidades

A Fundação Lemann lançou recentemente o aprenda.online, uma plataforma que une ferramentas tecnológicas educacionais, conteúdos e cursos de formação online ligados à aplicação da tecnologia em sala de aula. A novidade é direcionada principalmente a alunos e professores, mas pode ser usada por qualquer pessoa que queira aprimorar seus conhecimentos nos mais diversos temas.

Acesse o aprenda.online.

E como parte das novidades na área de aplicativos educacionais para celulares e tablets, recentemente a Fundação Lemann anunciou, em parceria com o Google, o lançamento do EDU.app, um aplicativo com interface intuitiva e amigável, organizada de acordo com o conteúdo e os critérios da avaliação do Enem, que oferece videoaulas, exercícios, dicas de prova e orientações.

Para baixar o EDU.app, clique aqui.