GEDUC 2019 – Educação 4.0: A revolução nas instituições educacionais

Por Rafael Pinheiro

Com um cenário atualizado e repaginado, o sistema educacional atravessa um período de reestruturação, de novos caminhos e maneiras de observar métodos de ensino, formação pedagógica, aparecimento de meios digitais em sala de aula e até mesmo a maneira como são ministradas as aulas – e como reflete na recepção do aluno

Os desafios atuais na educação propiciam diálogos plenos e densos que atravessam a rotina de diversas instituições de ensino – da educação básica ao ensino superior. Dessa forma, as reflexões contemporâneas lançam um olhar para as (r)evoluções e ressignificações que abarcam todos os espaços do fazer educacional. E, assim, debates, fóruns, capacitações e diálogos abertos promovem uma interação de novos horizontes possíveis e tangíveis.

O Hotel Maksoud Plaza, localizado na região central de São Paulo, recebeu, entre os dias 27 e 29 de março, o GEduc 2019, que explorou o tema “Educação 4.0 – A revolução nas instituições educacionais”. Realizado pela HUMUS, a 17ª edição do evento, considerado um renomado congresso de gestão educacional da América Latina, apresentou, durante os três dias, um olhar amplo às questões que tangem a gestão escolar atual.

A reflexão sobre conceitos e o compartilhamento de experiências são os objetivos de base do evento que apresenta, a cada edição, novas propostas de discussão, interação, novidades educacionais e uma gama extensa de experimentação que pode ser inserida na rotina estudantil – seja ela através de gestão de pessoas, inovações acadêmicas, ensino básico/técnico ou marketing educacional.

Dentre as novidades para esta edição, destaque para o I Fórum EdTech – abordando temas como “tecnologias facilitadoras para metodologias ativas e ‘inter-ativas’” e “a inteligência artificial e learning analytics como ferramenta para o sucesso do aluno”; e o Espaço EdTech Conference – com workshops gratuitos sobre o uso das ferramentas Google for Education e Chromebooks.

Destacamos, também, o XVII Congresso Brasileiro de Gestão Educacional – com a presença da palestrante e autora Martha Gabriel; Dra. Liisa Kairisto-Mertanen, desenvolvedora da nova abordagem pedagógica para a Turku University of Applied Sciences (Finlândia) e o empreendedor digital Walter Longo. Além de fóruns que evidenciaram temas de governança corporativa, EAD, inovação acadêmica, líderes educacionais, marketing, gestão de pessoas e colóquio de práticas bem-sucedidas em gestão.

PNGE 2019

O Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE), com o objetivo de incentivar as instituições de ensino a desenvolverem práticas eficazes em suas diversas áreas, estimula, através da premiação, a divulgação e disseminação de práticas educacionais significativas concentradas em três grandes áreas: Gestão Acadêmica, Gestão Administrativa e Responsabilidade Social.

Realizado pela HUMUS, em parceria com entidades renomadas, como a Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), a Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (ABMES), a Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) e Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas (ABRAFI), o PNGE já contemplou mais de 150 cases de organizações educacionais privadas de todo o país.

Neste ano, a Cerimônia de Premiação do PNGE 2019 ocorreu no primeiro dia do evento, 27 de março e os vencedores são:

Gestão Acadêmica: Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde, Grupo UNIS, UNIFEOB, Colégio Farroupilha, Colégio FECAP e Colégio Imperatriz Dona Leopoldina.

Gestão Administrativa: Centro Universitário Sociesc, Faculdade da Indústria de São José dos Pinhais, UNISUAM, Colégio Santa Mônica, Instituto Presbiteriano Gammon e Rede Alub.

Responsabilidade Social: Centro Universitário IESB, Faculdade La Salle Lucas do Rio Verde, Faculdade de Tecnologia Termomecânica, Centro Literatus, Colégio Presbiteriano Quinze de Novembro e Colégio São Vicente de Paulo.

PRODUTOS E SERVIÇOS EDUCACIONAIS

Além da diversificada e instigante programação de fóruns e palestras, os visitantes acompanharam, nos intervalos das palestras, a XVII Exposição de Produtos e Serviços Educacionais com os seguintes parceiros: Aceleradora de Carreiras, Agenda Edu, Bernoulli Sistema de Ensino, Be – Bilingual Education, BioMessenger, BRG Educacional, Campus Management, Canvas, ClassApp, Delinea Tecnologia Educacional, Direcional Escolas, Escola em Movimento, Eskolare, Flex Learning, Foreducation EdTech, Geekie, Gerencianet, Grupo A Educação, Guten, Krenke, LES Fotografia Escolar, Lyceum, Mais Autonomia, MAPFRE, MapleBear, Mercado Edu, Mind Makers, Nuvem9Brasil, Pimpão, Prova Fácil, Redigir A+, Remark, Rubeus, SAS, School Picture, Software.com.br, SophiA, SuperGeeks, Weleto, YOU Bilingual Education.

Os patrocinadores do evento – Fundacred (Diamond), International School (Gold), Seven Idiomas (Silver), IsCool App e Amazon Web Services (Patrocínio de Sessão) – também participaram como expositores.

Agenda: O GEduc 2020 ocorrerá entre os dias 25 e 27 de março. Programe-se e participe da edição do próximo ano!

Saiba mais:
Para saber mais sobre o GEduc 2019, acesse https://www.humus.com.br/geduc