Gestão de impacto e andragogia nas escolas
“Escolas de sucesso são feitas de professores de sucesso. Professores de sucesso trabalham em escolas de sucesso.”
Já escutei professores dizerem que não precisam aprender, pois têm muita experiência em educação. Mas na verdade, “quem está acostumado a ensinar às vezes tem dificuldade em aprender”. Adultos trazem consigo uma carga de experiência muito grande. E à medida que acumulam estas experiências, tendem a criar hábitos mentais, preconceitos e pressuposições que costumam fechar a mente a novas ideias, percepções mais atualizadas e alternativas.
Para qualquer tipo de reestruturação acontecer é necessário que todos os colaboradores estejam abertos a mudanças de atitudes e quebrem seus paradigmas. É neste momento que o entendimento das técnicas andragógicas pode auxiliar e atuar como facilitador para que etapas sejam cumpridas com a menor resistência possível, e que as novas experiências provoquem sensações positivas, como o aumento de interesse, o desenvolvimento da autoestima e o espírito de equipe.
POR QUE A ANDRAGOGIA?
A palavra “andragogia” tem a sua origem na Grécia Antiga, derivada de andra (adulto) e agogé (condução). Segundo a definição creditada a Malcolm Knowles, em seu livro “The Adult Learner”, andragogia é definida como a ciência de orientar e motivar adultos a adquirir novos hábitos, conhecimentos e atitudes. Essa aquisição ocorre em adultos por meio de um processo mais complexo do que em crianças e adolescentes.
COMO MOTIVAR ADULTOS?
Linderman, Knowles e Wlodowski, três dos principais pesquisadores da educação de adultos, apresentam em seus trabalhos algumas explicações para essa diferença e sugerem que a motivação dos adultos para aprender é a soma dos seguintes fatores: 1 – Confiança (sentir-se seguro diante do novo) e Monitoramento
Quando acompanhado, o adulto sente-se confiante em sua capacidade de experimentar ou adquirir um novo hábito, pois ao seu lado existe uma pessoa com conhecimento e liderança para ensiná-lo e apoiá-lo;
2 – Autoestima e satisfação
Adultos são motivados a aprender à medida que percebem que as necessidades e interesses que buscam estão e continuarão sendo atendidos. Além do reconhecimento formal (elogios) nas reuniões de monitoramento e dos ganhos por méritos (premiações), a comunicação e o marketing pedagógico podem ter um papel importante na valorização da equipe, por meio das divulgações de seus trabalhos para os demais colaboradores, alunos e familiares.
3 – Objetivos definidos
Sem saber aonde se quer chegar (objetivo), como conseguir (metas) e se o caminho está certo (análise de desempenho), não existe necessidade de se movimentar. Sem um objetivo claro o adulto não tem motivo nem motivação para mudar de atitude ou progredir.
4 – Visão do todo
Os adultos têm uma profunda necessidade de se autodirigir: isto é, de serem responsáveis pela sua aprendizagem e estabelecerem seus próprios percursos educacionais. Para isso, é importante que eles tenham uma visão holística do processo e a ciência do planejamento estratégico.
5 – Autonomia
O adulto sente-se motivado quando participa da tomada de decisão e tem autonomia para agir em busca de seus objetivos.
6 – Aprendizado experiencial
O adulto aprende aquilo que faz e vivencia, sendo a experiência seu próprio livro-texto. Porém, todo esse conteúdo deve resultar em mudança de atitudes e aperfeiçoamento de habilidades passíveis de gerar resultados em longo prazo.
7 – Valorização da empresa em que trabalha
Ninguém gosta de fazer parte de um time perdedor. As pessoas, de uma forma geral, motivam- se quando fazem parte de uma equipe de ponta, que alcança seus objetivos e é reconhecida por isso. Nesta perspectiva andragógica, a escola proporciona a maximização do potencial dos seus colaboradores e, em troca, recebe e usufrui dessa evolução para aumentar o número de alunos. Por este motivo, é importante deixar claro para o colaborador que ele será o primeiro a ser beneficiado.
INVESTIR NO CAPITAL HUMANO “é ter a consciência de que é cada vez mais importante que os funcionários sejam aprendizes altamente qualificados, para que possam aprender novas tecnologias e se adaptarem às novas demandas de mercado”. (Elwood F. Holton III e Richard A. Swanson)
Por Christian Rocha Coelho
Christian Rocha Coelho é especialista em andragogia e diretor de planejamento da maior empresa de gestão, pesquisa e comunicação pedagógica do Brasil, a Rabbit Partnership.
Mais informações: (11) 3862.2905 / www.rabbitmkt.com.br / [email protected]