Gestão dos recursos humanos nas escolas: Encontro sobre assunto reuniu mil gestores em São Paulo

A andragogia foi o tema do 7º Crescer – Encontro de Mantenedores, Coordenadores e Gestores, realizado no mês de setembro em São Paulo pela Rabbit Partnership, no auditório do Expo Center Norte. Conduzido pelo consultor e diretor de planejamento da empresa, Christian Rocha Coelho, o evento contou com a participação do Grupo Direcional, representado pelas revistas Revista Direcional Escolas e Direcional Educador.

Segundo os organizadores, pelo menos mil diretores, coordenadores e gestores lotaram o auditório durante uma manhã de workshop, que os orientou, principalmente, sobre como estabelecer uma política de recursos humanos capaz de mudar posturas e atitudes e gerar um comprometimento maior com a missão e os objetivos das instituições de ensino. Esta é a base da andragogia, que se propõe a estimular a aquisição de novos hábitos, a corrigir erros, a reconhecer acertos e a lapidar os comportamentos dos adultos, explicou Christian.

Um dos destaques dos trabalhos foi a apresentação de planilhas com sugestões de funções (divididas entre gerenciais e operacionais) para os coordenadores. Quanto aos professores, as sugestões ficaram por conta de atribuições orgânicas (relacionadas a projetos específicos, por exemplo) e constantes (que dizem respeito às suas atividades cotidianas de organização e aplicação do ensino) que devem ser claramente atribuídas e trabalhadas pelos gestores.

Por Rosali Figueiredo

Fotos: Mayte Tosta Moledo