Gestão Estratégica no Ensino Básico Privado é tema de Encontro Inédito na Educação

Por Rafael Pinheiro

A definição de gestão nos remete à um emaranhado de sensações, obrigações, tarefas e decisões. Se pensarmos, de maneira sucinta, a gestão engloba particularidades, motivações, diagnósticos, orientações, acompanhamentos e análises centrais para uma melhoria no espaço comum. Além de conduzir estratégias, inspirar novas soluções, valorizar as habilidades dos indivíduos e trabalhar, em conjunto, em prol do mesmo objetivo.

Compreender uma instituição de ensino com alto nível de administração, mantendo a escola dentro das normas do sistema educacional, seguindo portarias e instruções; valorização da qualidade do ensino; supervisão e a orientação pedagógica, criando oportunidades de capacitação docente; e preocupar-se com uma gestão pautada na democracia, interagindo ativamente com pais e alunos, não é tarefa fácil, já que existem, hoje, uma gama gigantesca de setores internos no campo educacional.

Como as escolas se planejam para seus objetivos de longo prazo? De que forma tem captado novos alunos e assegurado a retenção dos que possuem? E que tratamento dão à gestão de inadimplência e aos recorrentes pedidos de desconto? Estas questões, que estão diretamente ligadas à maioria esmagadora das organizações do ensino privado tem um relevante denominador comum: são todas ligadas à gestão destes empreendimentos.

“Após um processo bastante detalhado de pesquisa com escolas privadas de todo Brasil, identificamos que, além desses, muitos outros desafios de primeira grandeza estão presentes nestes empreendimentos. E eles têm complementado de forma simbiótica todo um arcabouço pedagógico para garantir o sucesso – ou não – de diversas escolas com este perfil”. A afirmação é de Harry Guttmann, Gerente de Projetos da empresa Blue Ocean, que realiza e organiza de forma inédita o projeto EDUCO BRASIL 2016. “Este projeto é o 1º encontro executivo-empresarial com foco exclusivo em gestão de escolas privadas de educação básica, e foi idealizado para responder a uma demanda crescente das escolas por profissionalizar cada vez mais a sua estrutura administrativa” continua Harry.

Com foco em promover intensos debates e trocas de experiências e informações, o EDUCO 2016 reunirá Diretores Gerais, Mantenedores e demais gestores em escolas do ensino privado para uma série de painéis de discussões sobre os temas de gestão estratégica que mais desafios têm trazido para estas empresas. “Identificamos que a necessidade destas informações é algo recorrente entre as empresas do mercado, que reconhecem o valor deste tipo de debate e oportunidade de se encontrar e interagir, mas que, ao mesmo tempo, afirmam não existir hoje um espaço que permita uma discussão com essa proposta”, afirma Harry.

Entre as organizações que já confirmaram presença no encontro, representadas por alguns de seus executivos chave, estão instituições como o Colégio Elvira Brandão, Colégio Pentágono, Colégio Dimensão e o Grupo Marista – entre várias outras presenças. A proposta do encontro é que estes profissionais compartilhem seu conhecimento sobre a gestão de seus negócios, em um debate rico e prático sobre a condução de escolas privadas ao sucesso.

“Hoje em dia, com a velocidade das mudanças tecnológicas, desenvolvimento de ensino adaptativo e com as mais diversas formas de acesso à informação, as escolas têm precisado se repensar sobre quais as medidas que devem tomar para assegurar seus resultados como centros de formação humana e, também, como negócio. Isso passa por uma grande quebra de paradigma pedagógico, mas, e também, por uma profunda revisão dos modelos de gestão destas organizações”, afirma Harry. “Fazê-lo sem mercantilizar a educação e mantendo o foco nos objetivos estratégicos da organização deve ser o norte destas escolas e – não por acaso – é o direcionador das discussões do EDUCO 2016”, conclui o executivo.

EDUCO BRASIL 2016 | 1º Congresso de Gestão Estratégica nas Escolas Privadas
29 e 30 de Setembro de 2016 em São Paulo – SP