Guia: Cetic.br lança manual para implementação de pesquisas sobre o uso das TIC em escolas

Desenvolvida em parceria com a UNESCO, a publicação apresenta recomendações para planejar, elaborar, implementar estudos e produzir indicadores sobre o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas

Não é de hoje que as tecnologias digitais têm sido utilizadas no apoio ao processo de ensino e de aprendizagem. Durante a pandemia da Covid-19, quando as aulas remotas se tornaram fundamentais para evitar a interrupção do ano letivo, a importância desse tipo de recurso ficou ainda mais evidente. Para compreender os fatores que influenciam a igualdade de oportunidades de acesso e de uso dessas ferramentas pela comunidade escolar, são necessários dados consistentes e comparáveis internacionalmente.

Com o intuito de ajudar na produção desses indicadores, o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) elaboraram o Guia Prático para a Implementação de Pesquisas sobre o Uso de TIC em Escolas de Educação Primária e Secundária . A publicação, que já conta com uma edição em inglês , agora também está disponível em português e espanhol.

“Indicadores são fundamentais para subsidiar a formulação de políticas públicas e a tomada de decisões. Com informações de qualidade disponíveis, é possível diagnosticar cenários, fazer comparações, monitorar a efetividade de ações na área, entre outras possibilidades”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br. Ele acrescenta que o propósito da publicação é servir como uma referência útil para agências governamentais interessadas em medir o uso das TIC nas escolas, assim como para pesquisadores e outros atores interessados no tema.

O guia apresenta recomendações para planejar, elaborar e implementar uma pesquisa em larga escala, um esforço no sentido de apoiar a realização de levantamentos de dados robustos sobre uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação nos países em desenvolvimento. Além de relevantes localmente, essas informações permitirão a comparação com outras localidades e países.

Para conhecer as versões em português, espanhol e inglês do guia prático, acesse: https://cetic.br/pt/publicacao/guia-pratico-para-a-implementacao-de-pesquisas-sobre-o-uso-de-tic-em-escolas-de-educacao-primaria-e-secundaria/