Happy Code lança pacote para digitalização de escolas

Pacote pensado para ensino presencial, remoto ou híbrido conta com plataforma de letramento digital para crianças, formação de professores e conteúdo para famílias

A Happy Code, maior rede de escolas de programação para crianças e adolescentes, lançou um pacote de digitalização para escolas, pais e alunos, a “Experiência Happy Code”. O pacote conta com uma plataforma de letramento digital – STEM Play; videoaulas exclusivas pensando na formação e preparação de professores e gestores para um novo modelo educacional, além de conteúdos para consciência digital das famílias, com temas como segurança digital e competências comportamentais.

O pacote Experiência, que já está disponível para ser implantado nas escolas este ano, é direcionado para o ensino fundamental I, estruturado para bimestres independentes, então pode ser incorporado na grade com facilidade, e foi pensado para ser aplicado em um cenário de ensino presencial, remoto ou híbrido.

“A Happy Code identificou as dores das escolas, professores, pais e alunos chegando a um conjunto de soluções que trabalhe com um modelo de ensino aplicável também de forma remota ou híbrida, forme e dê suporte para professores e gestores, auxilie e conscientize os pais e, principalmente, que tenha o aluno no centro do processo, trabalhando com metodologias ativas, alinhadas à BNCC e desenvolvendo habilidades fundamentais”, explica a diretora de Tecnologia Educacional da rede, Debora Noemi.

A Experiência Happy Code proporciona, com muita qualidade, uma introdução a esse novo modelo de ensino, que foi acelerado pela pandemia. “A ideia é que as escolas possam entender a importância dessas ferramentas e soluções para incorporá-las em sua grade de maneira mais robusta no próximo ano e nós iremos oferecer isso para elas em 2021 de maneira ainda mais completa”, explica Debora.

Formação professores e gestores

O pacote inclui a formação dos professores e dos gestores por meio de videoaulas exclusivas e introdutórias. Entre os temas estão escola 4.0, professor 4.0, gestão da inovação, aprendizagem ativa, entre outros. Após a conclusão, o professor recebe um certificado da Unicesumar, uma das maiores redes de ensino à distância do país, parceira da Happy Code neste projeto.

Conteúdo para famílias

Os pais também têm um papel muito importante na formação das crianças, especialmente no ensino remoto. Por isso, a Happy Code também está trazendo conteúdos para conscientizar as famílias e estreitar o relacionamento entre pais e escolas. Os conteúdos vão desde segurança na internet, até os diferentes tipos de habilidades: soft skills, hard skills e power skills, que envolvem o profissional do futuro.

Letramento digital para crianças

Para os alunos, a Happy Code também está trazendo novidades, incluindo sua nova plataforma: a STEM Play. A plataforma, direcionada para crianças de 7 a 12 anos, conta com letramento digital, missões baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e seu conteúdo pedagógico está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pensada para voltar a atenção do aluno ao aprendizado, de forma criativa e autônoma, a plataforma trabalha com novos conceitos de programação, gamificação, empreendedorismo e storytelling.

A plataforma funciona tanto no computador quanto em tablets e celulares, e todo o processo de aprendizado é gerido pelo professor e pela escola, que conseguem acompanhar o desempenho dos alunos.

Os alunos também poderão degustar do aprendizado com o método de ensino exclusivo da Happy Code, o LET – Lean Education Technology, que trabalha com o desenvolvimento de habilidades essenciais hoje em dia e que no futuro próximo se tornarão decisórias. São competências relacionadas à personalidade e comportamento das pessoas, atreladas às aptidões mentais, emocionais e sociais.

Por fim, também estarão liberadas no pacote experiência uma série de novas atividades off-line e desplugadas, que ensinam lógica de programação e que as crianças podem fazer na escola ou em casa. Toda a implementação do pacote, que está disponível para todas as escolas do país, contará com o auxílio e acompanhamento da Happy Code.

Sobre a Happy Code

A Happy Code – maior rede de escolas de programação, maker e robótica para crianças e adolescentes do Brasil, de Portugal, e a terceira maior no mundo – tem como objetivo disponibilizar um modelo educacional que atenda às exigências do século 21, preparando crianças e jovens com o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais fundamentais.

Mais que formar programadores, a Happy Code busca, por meio de um método exclusivo de ensino, o LET – Lean Education Technology – desenvolver habilidades importantes – essenciais hoje em dia – e que no futuro próximo se tornarão também decisórias. São as chamadas soft skills, as competências relacionadas à personalidade e comportamento das pessoas, atreladas às aptidões mentais, emocionais e sociais.

A rede, que conta com 130 unidades espalhadas pelo Brasil, 90 escolas parceiras e mais de 12 mil alunos, está no topo do pódio mundial em número de escolas de programação e tecnologia para o público entre 5 e 17 anos, além de ser referência no ensino de STEAM – Science, Technology, Engineering, Art and Math.