Guia para Gestores de Escolas

Happy Code lança pacote para digitalização de escolas

Pacote pensado para ensino presencial, remoto ou híbrido conta com plataforma de letramento digital para crianças, formação de professores e conteúdo para famílias

A Happy Code, maior rede de escolas de programação para crianças e adolescentes, lançou um pacote de digitalização para escolas, pais e alunos, a “Experiência Happy Code”. O pacote conta com uma plataforma de letramento digital – STEM Play; videoaulas exclusivas pensando na formação e preparação de professores e gestores para um novo modelo educacional, além de conteúdos para consciência digital das famílias, com temas como segurança digital e competências comportamentais.

O pacote Experiência, que já está disponível para ser implantado nas escolas este ano, é direcionado para o ensino fundamental I, estruturado para bimestres independentes, então pode ser incorporado na grade com facilidade, e foi pensado para ser aplicado em um cenário de ensino presencial, remoto ou híbrido.

“A Happy Code identificou as dores das escolas, professores, pais e alunos chegando a um conjunto de soluções que trabalhe com um modelo de ensino aplicável também de forma remota ou híbrida, forme e dê suporte para professores e gestores, auxilie e conscientize os pais e, principalmente, que tenha o aluno no centro do processo, trabalhando com metodologias ativas, alinhadas à BNCC e desenvolvendo habilidades fundamentais”, explica a diretora de Tecnologia Educacional da rede, Debora Noemi.

A Experiência Happy Code proporciona, com muita qualidade, uma introdução a esse novo modelo de ensino, que foi acelerado pela pandemia. “A ideia é que as escolas possam entender a importância dessas ferramentas e soluções para incorporá-las em sua grade de maneira mais robusta no próximo ano e nós iremos oferecer isso para elas em 2021 de maneira ainda mais completa”, explica Debora.

Formação professores e gestores

O pacote inclui a formação dos professores e dos gestores por meio de videoaulas exclusivas e introdutórias. Entre os temas estão escola 4.0, professor 4.0, gestão da inovação, aprendizagem ativa, entre outros. Após a conclusão, o professor recebe um certificado da Unicesumar, uma das maiores redes de ensino à distância do país, parceira da Happy Code neste projeto.

Conteúdo para famílias

Os pais também têm um papel muito importante na formação das crianças, especialmente no ensino remoto. Por isso, a Happy Code também está trazendo conteúdos para conscientizar as famílias e estreitar o relacionamento entre pais e escolas. Os conteúdos vão desde segurança na internet, até os diferentes tipos de habilidades: soft skills, hard skills e power skills, que envolvem o profissional do futuro.

Letramento digital para crianças

Para os alunos, a Happy Code também está trazendo novidades, incluindo sua nova plataforma: a STEM Play. A plataforma, direcionada para crianças de 7 a 12 anos, conta com letramento digital, missões baseadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e seu conteúdo pedagógico está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Pensada para voltar a atenção do aluno ao aprendizado, de forma criativa e autônoma, a plataforma trabalha com novos conceitos de programação, gamificação, empreendedorismo e storytelling.

A plataforma funciona tanto no computador quanto em tablets e celulares, e todo o processo de aprendizado é gerido pelo professor e pela escola, que conseguem acompanhar o desempenho dos alunos.

Os alunos também poderão degustar do aprendizado com o método de ensino exclusivo da Happy Code, o LET – Lean Education Technology, que trabalha com o desenvolvimento de habilidades essenciais hoje em dia e que no futuro próximo se tornarão decisórias. São competências relacionadas à personalidade e comportamento das pessoas, atreladas às aptidões mentais, emocionais e sociais.

Por fim, também estarão liberadas no pacote experiência uma série de novas atividades off-line e desplugadas, que ensinam lógica de programação e que as crianças podem fazer na escola ou em casa. Toda a implementação do pacote, que está disponível para todas as escolas do país, contará com o auxílio e acompanhamento da Happy Code.

Sobre a Happy Code

A Happy Code – maior rede de escolas de programação, maker e robótica para crianças e adolescentes do Brasil, de Portugal, e a terceira maior no mundo – tem como objetivo disponibilizar um modelo educacional que atenda às exigências do século 21, preparando crianças e jovens com o desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais fundamentais.

Mais que formar programadores, a Happy Code busca, por meio de um método exclusivo de ensino, o LET – Lean Education Technology – desenvolver habilidades importantes – essenciais hoje em dia – e que no futuro próximo se tornarão também decisórias. São as chamadas soft skills, as competências relacionadas à personalidade e comportamento das pessoas, atreladas às aptidões mentais, emocionais e sociais.

A rede, que conta com 130 unidades espalhadas pelo Brasil, 90 escolas parceiras e mais de 12 mil alunos, está no topo do pódio mundial em número de escolas de programação e tecnologia para o público entre 5 e 17 anos, além de ser referência no ensino de STEAM – Science, Technology, Engineering, Art and Math.

Receba nossas matérias no seu e-mail


Relacionados
× Fale conosco!