Impacto Saúde fala sobre o desenvolvimento de cada criança

Avaliar se a criança está crescendo é importante para verificar como anda o seu quadro de saúde e desenvolvimento, porém, apesar de existirem marcos que devem ser alcançados em determinadas fases, cada criança possui o seu ritmo. A curva de crescimento, que aponta se a criança está dentro dos padrões para a idade, é variável por causa da diversidade da raça humana. Nem sempre uma criança baixa e magra será menos ou mais saudável do que outra alta e mais robusta. Por isso, comparar o seu filho com primos, amigos, vizinhos e outras crianças da mesma idade, não dirá se ele está dentro ou fora da normalidade ou, muito menos, se ele está bem ou mal.

Realizar acompanhamento periódico com o pediatra de sua confiança é fundamental para que ele possa verificar como está o desenvolvimento da criança e indicar possíveis causas para um atraso no ganho de peso ou altura e, até mesmo, tranquiliza-lo caso tudo esteja dentro dos conformes. Com as variações aceitáveis, uma criança pode estar acima da média na altura, de acordo com a curva, porém, abaixo do peso. Isso pode tornar-se preocupante se há uma aparente queda em ambos os dados (peso e altura) na curva do crescimento, o que pode caracterizar sinais para algumas doenças que devem ser investigadas.

Mas, Dr., que altura o meu filho terá?

Essa é uma pergunta que muitas se não todas as mães devem fazer aos pediatras. Além da expectativa, da preocupação e da curiosidade, dá-se a visão de futuro e, de preferência, um futuro saudável. Durante a gestação e nos primeiros anos de vida, a forma como seu filho se alimenta e a quantidade de nutrientes que ele recebe impactarão diretamente na estatura que ele terá quando adolescente e até mesmo adulto. Algumas interferências neste processo podem atrasar ou impedir o crescimento, como no caso dos bebês que nascem prematuros e que, geralmente, costumam ser menores e até mesmo crianças que possuem doenças como diabetes. A parte genética que a criança herda dos pais começa a influenciar no crescimento após o segundo ano de vida, incluindo, a partir desta fase, o uso do Índice de Massa Corporal (IMC) nas avaliações, que também utiliza como principais dados o peso, altura, idade e sexo da criança.

Independente se ela será baixa ou alta, o mais importante é garantir que a criança cresça de forma saudável, com uma alimentação balanceada composta pelos principais nutrientes e vitaminas, repleta de frutas, legumes e verduras. Não deixe que seu filho coma doces, gorduras e frituras em excesso, incluindo como um diferencial para o fim de semana. Assim, você evita que ele adquira doenças como colesterol, diabetes e obesidade infantil. Qualquer dúvida que você tenha sobre a saúde de seu filho e seu crescimento, procure o médico de confiança ou auxílio com nutricionista.

Dentro deste processo de crescimento, a escola possui um papel muito importante na rotina da criança, principalmente pela responsabilidade de oferecer um cardápio variado e nutritivo. O auxílio do Nutricionista é fundamental e pode colaborar muito para que a criança cresça de forma saudável e para que a sua escola tenha um excelente desempenho e a satisfação dos pais. Entre em contato com a Impacto Saúde e saiba mais sobre estas ações.

Eric Amorim
11 2937-8794  / 11 98436-1010