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Guia para Gestores de Escolas

Importância do desenvolvimento da inteligência emocional ganha atenção de entidades públicas

 A importância de se trabalhar a inteligência emocional, que pode ocorrer desde a alfabetização, vem ganhando cada vez mais importância e espaço entre especialistas da área da educação e também entre entidades públicas. O assunto ganhou, inclusive, uma agenda especial com a realização de uma palestra no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), em abril, apresentada pelo psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury, criador da Teoria da Inteligência Multifocal, que foi acompanhada por agentes e auxiliares, assessores, diretores, além de outros servidores e o próprio presidente da entidade.

De acordo com a Teoria da Inteligência Multifocal, com uso de técnicas da psicologia e da pedagogia, o desenvolvimento das habilidades socioemocionais permite às pessoas reconhecer suas próprias emoções e também a maneira mais adequada de lidar com elas. Recentemente, o reconhecimento disso para a formação de seres humanos mais preparados para os desafios da vida adulta levou, inclusive, o Ministério da Educação a destacar a necessidade de trabalhar essas habilidades com os alunos das escolas públicas, em todo o país.

Em Mairiporã, cidade a 38 quilômetros da capital paulista, duas escolas municipais adotaram neste ano letivo a metodologia desenvolvida pelo dr. Augusto Cury, chamada de Escola da Inteligência. Para o prefeito da cidade, Márcio Pampuri, trata-se de um investimento fundamental e indispensável para o desenvolvimento dos jovens. “A educação é muito importante, não apenas enquanto torna o cidadão mais participativo e capaz de influenciar no futuro da nação, mas pelo simples fato de ampliar o seu próprio conhecimento e patrimônio intelectual”, declarou o prefeito.

De acordo com Douglas Rodrigues Caetano, diretor da empresa Conceito Escolas Inteligentes, responsável pelo projeto de aplicação da metodologia desenvolvida pelo dr. Cury na rede pública de ensino, essa é uma fórmula eficiente de aprendizagem comprovada, que possibilita o desenvolvimento da qualidade de vida e da saúde emocional dos alunos. “Já é utilizada em diversas escolas particulares e públicas do país, por mais de 200 mil alunos”, revela o diretor.  Ele diz também que países como Espanha, Alemanha, China e Estados Unidos têm interesse pelo programa e que, em breve, serão contemplados.

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