A importância dos brinquedos e das brincadeiras para o desenvolvimento das crianças

Fundamental para o desenvolvimento infantil, o brincar é a primeira forma que as crianças encontram de se relacionar com o mundo. É por meio das brincadeiras que elas têm a oportunidade de descobrir cores, formatos, texturas e desenvolver o imaginário. Por isso, é tão importante que não só os pais como também a escola estimulem os pequenos a vivenciar diferentes tipos de brincadeiras.

Segundo a professora do Maternal I do Colégio AB Sabin, Fabiana Alves Araujo, “para as crianças menores, que costumam brincar sozinhas, o ideal são brincadeiras que estimulem os sentidos. Por volta dos três anos, elas começam a desenvolver os jogos simbólicos, ou seja, o ‘faz de conta’. Nesta fase, é muito natural perceber a criança imitando situações do cotidiano: brincar de casinha, fazer comida, fingir que é motorista, cabeleireiro, médico. Nesses momentos, a criança não precisa de um brinquedo propriamente dito, e é até mais interessante que ela disponha de materiais não estruturados para este fim, como caixas de papelão, potes de plástico e outros tipos de sucata. Assim, multiplicam-se as possibilidades de imaginação, favorecendo o desenvolvimento do imaginário e da criatividade”.

Dentro deste contexto do brincar, Fabiana ressalta que é muito importante que todas as crianças tenham acesso a diferentes brinquedos, independente de questões de gênero. “Meninos e meninas devem ter a chance de brincar com bonecas, carrinhos, jogar bola, aprendendo, assim, com todas essas brincadeiras”, complementa a professora.

Sobre o Colégio AB Sabin – www.absabin.com.br
Fundado em 2009, o AB Sabin foi criado para atender a uma crescente demanda do Colégio Albert Sabin, reconhecido por educadores, pais e alunos como uma instituição de ensino de qualidade. Localizado na zona oeste de São Paulo, o AB Sabin é totalmente adaptado para receber crianças da Educação Infantil. Além da estrutura, a escola tem como proposta pedagógica a condução dos ‘pequenos cidadãos’ à formação de valores que os direcionarão para a vida, com uma filosofia focada em distinções humanistas que desenvolvem a autonomia, o respeito e a ética desde cedo. Com espaços destinados à convivência humana e rodeado por áreas verdes, segurança e tranquilidade, integrando atividades de cultura e lazer às disciplinas escolares, o Colégio conta com 9 salas de aula, sala de leitura e ateliê de Arte, cozinha experimental, brinquedoteca, piscina aquecida, quadra poliesportiva e um mini bosque de 437m². Estes espaços permitem aos alunos momentos de sociabilização adequados à faixa etária e ao principal ideal da escola: o de criar descobertas.