Inadimplência Escolar, quais os impactos e como evitar?

O ano de 2018 está chegando ao fim, e com isso começam as rematrículas e a recepção aos novos alunos.

Neste momento liga-se uma luz amarela , e em alguns casos, até uma luz vermelha , chamando atenção para o volume de mensalidades em atraso e todos os impactos que a inadimplência causa no dia-a-dia escolar.

O impacto no fluxo de caixa por exemplo, refletirá diretamente nos investimentos constantes que são necessários, tanto na estrutura física, como na pedagógica, para garantir a qualidade do ensino e o bem-estar dos alunos.

O que fazer então para evitar a inadimplência escolar?

Sabe-se que não se pode ter 100% de controle sobre a inadimplência escolar, porém algumas medidas podem ser tomadas para evitar que o problema cresça ou ainda para que o volume atual diminua.

Veja como podemos te ajudar a reduzir a inadimplência e a recuperar as mensalidades atrasadas:

Ações Preventivas:

Problemas pontuais podem acontecer e dentre eles o possível esquecimento pode levar ao não pagamento da mensalidade na data correta, aumentando assim o índice da inadimplência.

Para evitar que isso ocorra, ou ainda identificar outros possíveis problemas com antecedência e estar um passo à frente na resolução, mantendo a parceria com os alunos e seus responsáveis, sugere-se ações preventivas.

O envio de lembretes de pagamento (via e-mail, SMS, push no app da escola, entre outros), podem sanar o problema do esquecimento.

E o melhor, a escola não precisa absorver esse trabalho criando tecnologias para isso, pois hoje já existem empresas especializadas neste assunto, que cuidarão de toda essa tarefa para você, como é o caso da BLU365, que dentre um pacote de serviços e soluções, oferece o Preventivo para sua escola.

Oferece facilidades na hora da Cobrança:

A cada dia que passa o tempo livre torna-se mais escasso, e a busca por resoluções digitais aumenta, visto a comodidade que canais digitais trazem na hora de acessar um produto ou serviço, e isso não é diferente quando o assunto é Cobrança!

Muitas vezes o responsável pelo aluno não terá condições de ir pessoalmente negociar as mensalidades atrasadas direto na escola, ou ficará constrangido para passar pelo atendimento presencial ou telefônico, o que reforça ainda mais a importância de oferecer soluções digitais.

Pensando nisso, a BLU365 oferece para as escolas, além do Preventivo, uma solução completa para que o responsável pelos seus alunos regularize as mensalidades atrasadas.

Já pensou em ter um site exclusivo, personalizado com a marca da escola, onde o responsável poderá visualizar suas pendências, negociar respeitando as regras da escola, e emitir um novo boleto ali mesmo para efetuar o pagamento?

Além disso, se tiver qualquer dúvida ou preferir algum outro canal de contato, terá à disposição o Whatsapp, Sms, E-mail, Messenger (Facebook), 0800 receptivo, entre outros?

Mas sabemos que para internalizar tudo isso seria muito custoso para a escola, além de às vezes não ter mão de obra ou tecnologia especializadas, por isso ter um parceiro de confiança torna-se a solução mais adequada neste momento, e a BLU365 está pronta para ser essa parceira.

Cuide do relacionamento com seus alunos e responsáveis

Em algum momento, você já viveu ou testemunhou a experiência de na hora de comprar um produto ou serviço ser muito bem atendido, porém quando teve um problema viu o relacionamento ruir.

Infelizmente, é muito comum ouvirmos relatos como esse, mas não é o que queremos para a realidade das nossas escolas.

Queremos que nossos alunos levem o nome da sua escola com orgulho para o resto de suas vidas, visto que será um longo caminho percorrido, em uma das fases mais importantes da vida. Além disso, a escola pode sofrer questões judiciais caso não tenha o cuidado adequado com a comunicação.

Por essa razão, quando a cobrança se faz necessária, indica-se uma equipe especializada para o trabalho, para não colocar em risco a qualidade no atendimento neste momento tão delicado.

Contar com uma empresa parceira pode ajudar nesta hora, pois carregará anos de “expertise” apenas nesta atividade e utilizará formas atuais de engajamento, o que garantirá um alto índice de satisfação mesmo neste momento mais frágil do relacionamento.

Incansáveis ligações, SMS sem o devido cuidado com o horário de envio e conteúdo, já não são mais tão eficazes, quando o assunto é Cobrança.

Uma prova disso, é o que as “startups” vêm exercendo no mercado. A BLU365, por exemplo, introduz no segmento da educação uma tecnologia de ponta, que a partir de modelos estatísticos próprios e técnicas avançadas de “customer experience”,  gera o engajamento e comprometimento de pagamento dos inadimplentes de forma intuitiva, transparente e única!

Criação de conteúdos de qualidade, entre eles assuntos de educação financeira, oferta de possibilidades de Renda Extra através de uma plataforma gratuita, respeito ao momento do cliente em dificuldade, e acima de tudo criação de um relacionamento com esse cliente, são apenas alguns dos serviços que estão disponíveis para qualquer escola, faculdade ou universidade.

Sim, você está pronto para reduzir a inadimplência!!

Utilizar diversos canais de comunicação, incluindo um site exclusivo e com a marca da sua escola; definir regras para pagamento, parcelamento, possíveis descontos; analisar diferentes perfis dos alunos através de análises estatísticas; automatizar os processos de acionamento, engajamento, negociação, geração dos boletos; ter uma geração de conteúdo personalizada, com assuntos atuais, que envolvam educação financeira; e o melhor, poder começar agora mesmo!! Porque entre aumentar os seus ganhos , e cuidar bem dos seus alunos  , nós ficamos com os dois!!

Comece agora mesmo a recuperar as mensalidades atrasadas, cadastra-se: https://blu365.com.br/blupme