Inauguração do novo escritório da SMART

Uma mudança necessária

Depois de cem anos as salas de aula continuam as mesmas. Apesar de mudanças globais estarem acontecendo, a educação permanece intacta. Muitos podem pensar que o maior desafio na educação está sendo a falta de atenção dos alunos. Mas na verdade, a questão está em como os professores estão lidando com a situação. Educadores competem com celulares e tablets por atenção, enquanto o desinteresse e baixo absorvimento da matéria pelo aluno aumentam.

Como reação, agem de maneira antiga e opressora para atrair, ou tentar atrair, o interesse dos estudantes que já nasceram com uma linguagem diferente, a linguagem tecnológica. Pesquisas recentes da UNICEF ( Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostram que mais de 3,3 milhões de crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos de idade estão fora da escola no Brasil por abandono, falta de condições financeiras ou por não conseguir chegar ao local de estudo. Esses dados mostram que modificações nos sistemas de ensino são necessárias para contribuir com a transformação e a mudança do país na educação.

SMART3
É preciso de uma adaptação nos métodos didáticos, poucas vezes a aula possui uma interatividade entre professor e aluno, elevando a distância entre ambos e criando barreiras educacionais. Os equipamentos eletrônicos são uma forte solução para essa questão. Inovações como as lousas interativas que juntam o conhecimento do professor com a facilidade da internet e da tecnologia chegaram para melhorar o cenário e assim despertar a o interesse do aluno no conhecimento.

Uma maior didática ficaria assim disponível para atender esse problema. Porém, no Brasil isso ainda é uma utopia. Apenas 3% das salas de aula possuem interatividade nas salas de aula. Enquanto na Grã Bretanha 98% utilizam esse recurso, não é a toa que a sua posição no ranking mundial de educação está no 39° lugar.

SMART4

Pensando em como modificar essa circunstância, no último dia 21 de agosto aconteceu o lançamento de novo escritório da SMART Technologies em São Paulo. No evento ocorreu uma demonstração em uma sala de aula interativa de como funcionam os produtos e de como eles podem modificar o cenário da educação. A empresa é líder mundial em lousas interativas e revolucionária no desenvolvimento de softwares para educação colaborativa.

Veio para o Brasil com a meta de consolidar a marca e ajudar a desenvolver a tecnologia educacional do país. Para isso, tem como meta aumentar 100% de suas vendas. Responsável pela criação do primeiro quadro interativo do mundo, mais de dois milhões de Smart Boards são usados por mais de 60 milhões de alunos e seus professores em mais de 175 países. Possui preços acessíveis e produtos para todos os tipos de salas e intenções de uso, busca sempre manter sua qualidade e eficiência.

Além disso, fornece também o suporte, a integração, o treinamento e os serviços necessários para garantir que seus clientes possam utilizar todo o potencial do produto. Os professores passam por um treinamento especializado e com certificado de como usar as novas formas tecnologias de ensino nas salas de aula.
Criada há mais de 25 anos, desenvolve tecnologias capazes de melhorar o aprendizado nas salas de aula e em outros lugares como locais de trabalho. A empresa continua aplicando para a melhoria na sua tecnologia, foram investidos 30 milhões de reais em softwares. O diretor da América Latina da Smart educação, Tom Ferrari, afirma que: “ Nossas soluções de colaboração ajudam as pessoas aumentar sua eficiência e a produtividade de suas atividades, seja no ensino ou nos negócios, por meio do trabalho conjunto, sem as restrições das ferramentas tradicionais ou da distância. A companhia é responsável pelo primeiro quadro interativo do mundo e hoje possui uma vasta gama de produtos para atender cada necessidade.”

smart5

Com as ferramentas certas, os estudantes focam mais na matéria e na aula e apresentam maior dedicação. Ademais, a tecnologia Smart permite uma maior interação entre alunos e professores. A Smart Table é uma ferramenta que permite que oito crianças trabalhem juntas para solucionar um determinado problema dado pelo professor. Já o Quadro interativo Smart Board possui a possibilidade de duas pessoas trabalhem juntas na ferramenta ao mesmo tempo, interagindo de forma livre. Os projetores interativos LightRaise possibilitam a utilização de uma lousa normal para se adaptar às tecnologias. Com sensor de movimento, captura o toque das mão em uma superfície plana.
Tecnologia, interação e colaboração são as palavras chave para a educação no futuro. As salas de aula arcaicas tendem a desaparecer cada vez mais, procurando sempre engajar o aluno nas matérias escolares e o trazer cada vez mais perto do conhecimento. O papel do professor muda para desenvolver uma maior vontade de aprender do aluno e para isso ocorrer, a interatividade com a tecnologia deve ser explorada. Os tempos mudam e as ferramentas presentes na educação também.

Site de contato: http://smarttech.com//br

Por: Natalia Melo