Inbound Marketing

O objetivo do Inbound Marketing é utilizar as ferramentas existentes no mundo digital, como blogs, redes sociais, webmails, call to action[1] e landing pages, para atrair clientes, gerar leads[2] e torná-los fiéis através da disseminação de conteúdo relevante.

Sistemas de busca – São imprescindíveis nos dias atuais em que a quantidade de informação não para de crescer. Os buscadores, além de ser uma fonte de conhecimento rápido, tornaram-se uma poderosa ferramenta comercial, pois não existe nada melhor do que o site da escola aparecer no topo da página inicial do Google.

Para estar bem posicionado nos sistemas de busca, o site da escola precisa estar otimizado segundo as práticas denominadas SEO (Search Engine Optimization) para garantir um bom posicionamento na busca orgânica (não paga) e os links patrocinados (Google Adwords).

Uma forma gratuita de melhorar a posição do site nos sistemas de busca, aumentar a divulgação e presentear os alunos e familiares com um benefício é através de um Clube de Descontos.

• Clube de Descontos – Consiste em criar parcerias com empresas da região que proporcionam descontos e benefícios para os clientes da escola em troca de divulgação, através de uma newsletter eletrônica enviada por e-mail, com seu link postado nas redes sociais e disponibilizado no site. As empresas participantes terão hiperlinks em suas marcas para a comodidade dos alunos e familiares e, em contrapartida, farão o mesmo, colocando o logotipo do colégio em seus sites com os backlinks.
  • Google Adwords – É o sistema de publicidade por Custo por Clique (CPC) e consiste em anúncios em forma de links encontrados, principalmente, nos mecanismos de pesquisa relacionados às palavras-chave. É um modo de adquirir publicidade altamente segmentada independentemente de qual seja o orçamento do anunciante.
  • Landing Page – Ultimamente tem funcionado melhor quando os links dos anúncios são direcionados para uma Landing Page (páginas de conversão) específica, aumentando a chance do visitante impactado ser convertido em lead. Isso é mais difícil de acontecer se, ao clicar no anúncio, o usuário for direcionado a uma página qualquer do site da empresa, como por exemplo, a Home.
  • Remarketing – A principal função do remarketing é exibir anúncios para pessoas que já acessaram seu site/blog, ou usaram seu aplicativo em dispositivos móveis. Isso acontece por meio da exibição de anúncios que aparecem estrategicamente enquanto elas navegam na internet, usam aplicativos ou pesquisam no Google.

Depois que elas deixam sua página, ainda é possível alcançá-las quando estiverem pesquisando no Google, acessando a concorrência e usando outros aplicativos para dispositivos móveis.

Site – O site de uma instituição de ensino é a porta de entrada das prospecções e um local que converge os demais públicos-alvo (alunos e familiares) e plataformas digitais (links das mídias sociais, banners, pesquisas). Depoimentos de famílias satisfeitas, principalmente em vídeos, não são apenas palavras, são pessoas de carne e osso que estão colocando seu nome naquele testemunho, passando muita confiança e respeito.

Redes sociais – A escola precisa se organizar ou terceirizar esta tarefa. A falta de atualização deixa claro para as famílias a falta de estrutura ou esmero.

• Monitoramento das redes sociais – Verifica os resultados, age para corrigir e melhorar as ações e estratégias digitais. Também mede a qualidade da imagem da marca, a opinião dos consumidores e aponta os problemas e reclamações que surgem nas mídias sociais.

Faz parte do combo “Soluções de Tecnologia Integrada da Rabbit Digital” (rabbitdigital.com.br) uma ferramenta de monitoramento. Ao final do mês, a escola recebe um relatório em Word com a descrição do seu buzz marketing on-line[3]. E caso o spider[4] detecte alguma interação negativa, a escola é comunicada imediatamente.

[1] Call to action: Os Calls to Action ou CTAs são os espaços responsáveis por incentivar os usuários, leitores e visitantes do seu website, a realizarem uma ação. Esta ação pode variar, como: o download de um conteúdo, um convite para uma reunião, a participação de um hangout ou a rematrícula automática, por exemplo.

2 Leads: Contatos qualificados de forma espontânea para o abastecimento do mailing de prospect.

3 Buzz marketing: É um tipo específico de trabalho de marketing que visa a disseminação da propaganda de um produto ou serviço através de cadeias de consumidores.

4 Spider: Programa robô que rastreia a internet à procura de informações sobre a empresa.