Infraestrutura e acessórios indispensáveis à recreação e prática esportiva nas escolas

O coordenador de Esportes da Escola Internacional de Alphaville, Paulo Riera de Faria, comanda uma equipe de seis professores das aulas curriculares e outros oito que desenvolvem as atividades extracurriculares. Na entrevista a seguir, sua equipe se reuniu para responder a questões relativas aos tipos de pisos e acessórios que os profissionais da área precisam para o bom desempenho dos alunos.

Revista Direcional Escolas – O que o profissional de Educação Física precisa em termos de quadras, pisos e acessórios de acordo com as faixas etárias ou de desenvolvimento escolar?

Paulo de FariaEnsino Infantil: Para que as crianças possam ter a sua aprendizagem otimizada e potencializada, são indispensáveis espaços e materiais adequados para realização de práticas corporais, tais como: playground e espaço amplo com piso emborrachado; quadra de tamanho reduzido e rede de proteção; e equipamentos adaptados à faixa etária (tamanho da baliza e da tabela de basquete). Os acessórios devem ser: plataforma de equilíbrio, bolas de borracha (tamanhos diversos), cordas, bambolês, colchão inclinado, mini trampolim, barra fixa, entre outros.

Consideramos muito importante que se houver colunas ou pilares no local, as mesmas deverão ser protegidas com colchões para reduzir o impacto no caso de acidentes.

Já no Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio: Quadra poliesportiva coberta com piso emborrachado, proteção acolchoada, iluminação adequada e boa ventilação. Acessórios tais como: rede de voleibol, tabela de basquetebol de acrílico, baliza de futsal, bolas de tamanhos diversos para as diferentes modalidades e materiais alternativos, como:

Revista Direcional Escolas – Quais os recursos e infraestrutura que a Escola Internacional de ALphaville oferece hoje?

Paulo de Faria – Uma quadra interna poliesportiva (piso paviflex), duas quadras externas, sendo uma poliesportiva e outra adaptada para Educação Infantil (piso de cimento).

Temos ainda:

– Piscina semiolímpica com seis raias, aquecida e salinizada com materiais educativos e recreativos mais surf indoor;

– Piscina infantil aquecida e salinizada, com materiais educativos e recreativos;

– seis vestiários (dois para professores e quatro para alunos);

– dois playgrounds;

– Quadra interna poliesportiva equipada com climatizadores ar.

Revista Direcional Escolas – Quais os equívocos mais comuns são observados nas escolas de Educação Básica?

Paulo de Faria – Quadra descoberta, quadras cobertas com amianto ou fibra de cimento (material que esquenta em dias de calor), iluminação inadequada, pisos que possam causar lesões e ferimentos, pintura desgastada, falta de manutenção da quadra e ambiente pouco ventilado.

Por Rosali Figueiredo

Paulo Faria