Instituto Brasil Leitor e Oficina de Brincar participam da Feira Educar

Kits educativos ajudarão educadores a incentivar o hábito de leitura por meio da brincadeira

Entre os dias 20 e 23 de maio, o Instituto Brasil Leitor (IBL) participará da Feira Bett Brasil Educar 2015 ao lado do escritório de arquitetura “Oficina de Brincar”, especializado em desenvolver espaços para infância e autor dos brinquedos e mobiliário das bibliotecas do projeto “Ler É Saber” do IBL. “Sob o conceito de ler e brincar, desenvolvemos kits para faixas etárias diferenciadas, compostos por livros, acessórios e mobiliário que poderão ser utilizados nas escolas para trabalhar diversos temas”, afirma Ivani Nacked, diretora do Instituto Brasil Leitor. Evento acontece no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na rodovia dos Imigrantes.

Serão sete kits “Ler É Saber” para faixas etárias de 0 a 2 anos; 2 a 4 anos e 4 a 6 anos com materiais que auxiliarão os educadores a trabalhar assuntos como musicalidade, diversidade, sustentabilidade, alimentação e higiene, movimento e corpo, contação de histórias e canto do bebê, que contém livros e brinquedos sensório-motores. Todos eles fazem parte da Biblioteca de Primeira Infância, projeto do IBL que está presente em escolas, hospitais e empresas, estimulando o hábito de leitura de crianças de até seis anos por meio do brincar.

Além da preocupação de fornecer instrumentos que auxiliem na elaboração das atividades pedagógicas com as crianças, o IBL também oferecerá formação aos educadores para ensiná-los como trabalhar a leitura por meio da brincadeira. “O professor exerce a importante função de mediar, explicar e facilitar o processo de aprendizagem do aluno, estimulando a criatividade e a imaginação”, explica Ivani Nacked.

Doutora em educação e mestre design, a arquiteta Adriana Freyberger, idealizadora da Oficina de Brincar, divide com o IBL o mesmo conceito de projeto/materiais/formação nos espaços infantis.  Seu mobiliário, composto por carrinhos, brinquedos e cenários de madeira, é concebido para estar tanto nos parques, como nas salas, brinquedotecas e é acessível a qualquer criança. “No processo projetual integramos toda a equipe educativa, de modo a oferecer uma proposta multidisciplinar que valorize a infância e o brincar em parceria com as professoras, educadores, pais e amigos da escola”, afirma Adriana.

Parceiros há de 15 anos o Instituto Brasil Leitor e a Oficina de Brincar celebram a oportunidade de participar feira de educação e oferecer aos educadores um material pedagógico rico e inovador que os ajudará a incentivar, desde cedo, o hábito de leitura das crianças.

Sobre o Instituto Brasil Leitor

O Instituto Brasil Leitor (IBL) destina seus esforços a projetos de educação e incentivo à leitura. O projeto “Ler é Saber” do IBL está baseado em três modelos de bibliotecas, todas idealizadas e geridas pelo Instituto:

Bibliotecas Primeira Infância – destinada a crianças de zero a 6 anos, estimula a leitura por prazer de forma a preparar a criança para a alfabetização através da ludicidade associando o ler com o brincar;

Bibliotecas Jovem – Além dos livros, espaço dispõe de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura tais como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas. Os alunos participam ativamente da construção da própria biblioteca e ela é toda pensada de modo formar de um jovem crítico, criativo e protagonista. Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Bibliotecas Comunitárias – implantadas em diversas cidades do Brasil, criam um novo espaço de estímulo à vida cultural em empresas, estações de metrô e trem e terminais de ônibus;

No total, as bibliotecas do IBL contabilizam cerca de 1,5 milhão de empréstimos e 139 mil sócios. O acervo geral tem cerca de 243 mil livros.

Sobre a Oficina de Brincar

Com mais de 15 anos de experiência, o escritório de arquitetura Oficina de Brincar atua nas áreas de consultoria, projetos, desenvolvimento de mobiliários e materiais especiais para escolas, instituições do setor público e privado.  Seu trabalho inclui criação, desenvolvimento e acompanhamento constante, do início ao fim do projeto, garantindo a qualidade dos serviços ofertados.

O trabalho é feito em rede, de modo a garantir que o projeto seja atendido na sua globalidade.  São instituições como a IPA – International Play Association; SESCSP; Aliança pela Infância; ONG – ATO CIDADÃO (que participam das diretrizes para Rede Nacional para Primeira Infância); Aliança pela Infânica, Secretaria de Esportes Município de São Paulo (SEME); MEC; MINC; FEUSP; Instituto Brasil Leitor; entre outros, que fomentam nossos projetos, sempre associados ao brincar e a infância.  Nossos parceiros também atuam em uma rede de escolas e instituições particulares, como, Steps Baby Lounge; Escola Alfa; Colégio Santo Américo; Escola Gracinha; Espaço Brincarte entre outras instituições associadas a consultorias ludoeducativa.