Instituto Brasil Leitor inaugura Biblioteca Jovem na Fundação CASA

Projeto estimulará o hábito de leitura entre jovens internados

Em parceria com a Fundação CASA, o Instituto Brasil Leitor inaugurou, na manhã desta sexta-feira (22), Biblioteca Jovem no CASA Vila Guilherme, centro de atendimento socioeducativo localizado no Complexo da Vila Maria, na capital paulista. A CASA é órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo.

Até a inauguração, os jovens participaram ativamente da construção do espaço, que será utilizado por eles como complemento às atividades culturais oferecidas. “ A biblioteca representará o reconhecimento do direito desse jovem à leitura e de sua capacidade protagonista. Envolvê-los na montagem do espaço permitiu que tivessem a ideia de pertencimento e apego ao lugar”, explica Ivani Nacked, diretora do Instituto Brasil Leitor.

O CASA Vila Guilherme atende adolescentes na primeira internação ou que já cumpriram outras medidas socioeducativas como prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida e internação sanção.  “Estamos todos ansiosos para usufruir da biblioteca. Será uma oportunidade de otimizar e complementar as atividades pedagógicas já realizadas no CASA. Dentro deste espaço, os nossos jovens poderão exercitar e ampliar sua capacidade de expressão a partir dos livros, da arte e da música, da brincadeira”, afirma Alaor Francisco Fonseca Junior, diretor do centro socioeducativo.

Ao longo do processo de construção da biblioteca, os adolescentes, sob orientação dos educadores do CASA, participaram de oficinas de grafite, pintura de caixotes, texturas de parede, construção de placas com as áreas de conhecimento e toda a montagem do espaço. Tudo para deixá-lo mais personalizado aos gostos dos seus verdadeiros donos – os jovens. Além dos mais de 900 livros, que abordarão temas comuns ao dia-a-dia deles, o acervo contempla instrumentos musicais, CDs e rádio, datashow, jogos, jornais entre outros itens. “A leitura será estimulada por múltiplas formas de linguagem, tudo com o objetivo de desenvolver o repertório cultural, criativo e cognitivo deles”, diz Ivani.

Os educadores já estão otimistas em relação à biblioteca e acreditam no potencial dos jovens. “A única diferença para outros jovens é que eles estão privados de liberdade. Certamente a biblioteca vai contribuir muito para enriquecer as atividades que fazemos com eles”, afirma Érika Torquato Branco, pedagoga que trabalha há quatro anos no centro socioeducativo, inclusive com atividades que ressaltam as origens africanas e sua influência (na arte, na dança, na cultura, na música, na moda), proposta do Quesito Cor da Fundação CASA.

Mesmo após a inauguração do espaço, a equipe técnica e pedagógica do Instituto Brasil Leitor continuará o seu trabalho, de modo a garantir o bom funcionamento e também oferecer formação aos educadores do CASA. Segundo a Ivani: “Serão feitas oficinas de jogos, conhecimento do acervo e planejamento, etc. para utilizar o acervo da biblioteca da melhor maneira possível, sempre estimulando a criatividade e o protagonismo do jovem em seu processo de aprendizado”.

Esta é a quarta unidade de Biblioteca Jovem que o Instituto Brasil Leitor implementa no país. As demais encontram-se em instituições de ensino de outras cidades, sendo uma em Votuporanga (SP) e duas em Ivinhema (MS).

SOBRE O INSTITUTO BRASIL LEITOR (IBL)

O Instituto Brasil Leitor (IBL) destina seus esforços a projetos de educação e incentivo à leitura. O projeto “Ler é Saber” do IBL está baseado em três modelos de bibliotecas, todas idealizadas e geridas pelo Instituto:

– BIBLIOTECAS JOVEM – Além dos livros, espaço dispõe de uma rica variedade de materiais com os quais os jovens poderão desenvolver o hábito e gosto pela leitura tais como: acervos de jogos, multimídia, CDs, DVDs, jornais e revistas, além de painéis de grafite e pinturas. Os alunos participam ativamente da construção da própria biblioteca e ela é toda pensada de modo formar de um jovem crítico, criativo e protagonista. Público-alvo: crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

– BIBLIOTECAS PRIMEIRA INFÂNCIA – destinada a crianças de zero a 6 anos, estimula a leitura por prazer de forma a preparar a criança para a alfabetização através da ludicidade associando o ler com o brincar;

– BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS – implantadas em diversas cidades do Brasil, criam um novo espaço de estímulo à vida cultural em empresas, estações de metrô e trem e terminais de ônibus;

No total, as bibliotecas do IBL contabilizam cerca de 1,5 milhão de empréstimos e 139 mil sócios. O acervo geral tem cerca de 243 mil livros.