Instituto da Oportunidade Social oferece cursos e capacitações gratuitas para pessoas com deficiência

De acordo com o IBGE e o Ministério do Trabalho, 45% dos desempregados no Brasil são jovens e apenas 0,71% das pessoas com deficiência estão empregadas no País. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que o total de pessoas desempregadas no mundo pode chegar a 3,4 milhões até 2017 e ainda prevê que até 2017, 700 mil brasileiros serão adicionados neste quadro

Comprometido com a empregabilidade de jovens e pessoas que possuem deficiência física, visual parcial e/ou auditiva que tenham menor acesso às oportunidades do mercado de trabalho, o IOS (Instituto da Oportunidade Social), que acaba de completar 18 anos de existência, desenvolve projetos de capacitação gratuita em temas variados que compõem a extensa grade de cursos.

As inscrições para os cursos profissionalizantes oferecidos pelo instituto foram abertas ontem, 13, e seguem até 28 de julho – tanto pelo site (http://ios.org.br/index.php/para-alunos/inscricao/) ou em alguma unidade do IOS. Com mais de 1.000 vagas disponíveis distribuídas entre as unidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Joinville, as aulas acontecem de segunda à sexta-feira com duração de até 6 meses. “O objetivo principal dos cursos é oferecer qualificação profissional aos jovens e pessoas com deficiência para que eles tenham mais chances de ingressar no mercado de trabalho”, explica Kelly Lopes, gestora do IOS.

Além do ensino gratuito, o instituto oferece um programa de empregabilidade com atendimento personalizado. Nos últimos cinco anos, a instituição auxiliou mais de 3.900 alunos a conseguirem o primeiro emprego, aumentando, em média, a renda familiar dos participantes em mais de 40%.

Entre os cursos oferecidos pelo IOS, está o curso presencial em Gestão Administrativa com ERP (TOTVS) – capacitação profissionalizante e direcionada para jovens estudantes, com idade entre 14 e 29 anos e que estejam cursando ou que já concluíram o ensino médio. Para as pessoas com pouca disponibilidade de tempo, o IOS oferece em São Paulo, o curso para a formação em Administração de Materiais nos formatos presencial, com aulas aos sábados, e semipresencial, com aulas uma vez por semana e complementação pela internet.

Para saber mais, acesse: http://ios.org.br/