Instituto Península lança plataforma com foco nos professores

Intitulada "Vivescer", a plataforma criada pelo Instituto Península é a primeira plataforma online focada no Desenvolvimento Integral de educadores

Para fortalecer a qualidade da aprendizagem no Brasil e desenvolver professores não só como profissionais, mas também como indivíduos, o Instituto Península – organização social que tem como objetivo a melhoria da Educação brasileira – lançou nessa terça-feira (02.10) uma plataforma online focada no Desenvolvimento Integral de educadores. Intitulada Vivescer, é a primeira plataforma a desenvolver o professor em quatro dimensões: emoções, mente, corpo e propósito. É também um espaço para que educadores possam trocar experiências, discutir os desafios da profissão e compartilhar boas práticas de ensino em um formato de comunidade online exclusiva para estes profissionais.

O Desenvolvimento Integral atua nas dimensões física, intelectual, emocional e social dos sujeitos, para que se conheçam melhor e operem no máximo de suas potencialidades. Desenvolvendo estes aspectos, o Instituto Península acredita que os educadores poderão entender melhor suas fortalezas e aspectos a desenvolver, aprendendo a lidar com desafios pessoais. Isso influenciará positivamente no trabalho em sala de aula e os ajudará a compreender e solucionar os desafios do dia a dia dos alunos como, por exemplo, alunos que não conseguem se conectar com o resto da turma ou que têm mais dificuldade de aprendizagem.

“A Educação precisa de uma mudança que só se produz coletivamente, mas essa transformação começa primeiro em cada um, a partir do autoconhecimento e do autodesenvolvimento. Acreditamos que o professor deva ser esse ponto de partida e de conexão com o todo”, explica Mariana Breim, educadora do Vivescer.

JORNADAS FORMATIVAS

A plataforma possui quatro jornadas formativas e complementares de conhecimento: Emoções, Mente, Corpo e Propósito. A primeira jornada disponível na plataforma é Emoções, composta por quatro percursos de aprendizagem. Os professores poderão assistir a vídeos, ler textos, fazer testes e receber dicas que os ajudarão a trabalhar suas competências socioemocionais e aplicá-las em seu dia a dia. O conteúdo ajudará também os educadores a entenderem como as emoções afetam a vida pessoal e profissional e influenciam na relação com os alunos. Ao aprender a interferir nestes estados emocionais, o professor estará melhor preparado para criar um ambiente mais favorável e harmônico para o aprendizado. A cada evolução no percurso, uma nova jornada é liberada na plataforma.

“Nós, do Instituto Península, estamos constantemente em busca de entender as necessidades dos professores e fomos a fundo para desenvolver essa experiência. Acreditamos que essa iniciativa vai promover a transformação dos professores brasileiros, agentes de mudança social, política e pedagógica fundamentais para melhorar a qualidade da Educação do nosso país”, afirma Heloisa Morel, diretora do Instituto Península.

Vivescer também estimula a criação de uma comunidade em que os professores geram aprendizado e trocam boas práticas entre si. Durante os estudos para a criação da plataforma, o Instituto Península conversou com diversos educadores e constatou uma queixa recorrente entre eles. Embora inspiradora, muitas vezes esta profissão pode ser solitária e os professores se sentem sem ajuda em sala de aula para responder às situações desafiadoras dos alunos como, por exemplo, suprimir dificuldades pessoais ou de sociabilização. “Os educadores, em geral, afirmam que a solidão da profissão é um dilema que eles enfrentam diariamente. Por isso, essa plataforma também tem o papel de estimular a troca de aprendizagem entre estes profissionais com o compartilhamento de experiências  e ajudar o professor na sua rotina”, afirma Heloisa.

O objetivo da plataforma é que todos os professores do país se desenvolvam integralmente por meio da plataforma, ajudando a tornar a comunidade escolar ainda mais inspiradora e uma poderosa ferramenta para a melhora na qualidade da Educação no País.

Vivescer está disponível gratuitamente para educadores de todo o Brasil através do link: www.vivescer.org.br.