Internacionalização de universidades: Rosetta Stone fecha parceria com a Ftec
Educação e Cidadania
O contrato com a faculdade – que é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul – é um bom exemplo de como instituições de ensino superior estão investindo em internacionalização
A Rosetta Stone – uma líder mundial em soluções tecnológicas para educação, com clientes e alunos em mais de 150 países – fechou parceria com Ftec Faculdades para oferta de cursos de idiomas. Por meio da iniciativa, o método de ensino online da companhia estará disponível para alunosda instituição, que é uma das mais importantes do Rio Grande do Sul, com cerca de 6 mil discentes. O contrato é um modelo inovador e mostra como entidades de ensino superior podem investir em internacionalização e no desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras, altamente valorizadas pelo mercado de trabalho.
“As soluções da Rosetta Stone preparam alunos universitários com as habilidades linguísticas essenciais de que necessitam para o sucesso ao longo da vida e da carreira. Dessa forma, contribuímos para trazer o mundo para os campi de nossos parceiros em ensino superior. As fronteiras entre as economias mundiais estão sendo eliminadas. Por isso, as universidades precisam implantar programas eficazes de capacitação para desenvolver as competências em idiomas necessárias para que seus alunos se tornem globalmente competitivos”, afirma a diretora de Marketing da empresa no Brasil, Valéria Molina.
São 30 idiomas e, entre esses, se destacam inglês (americano e britânico), espanhol (da Espanha e América Latina), alemão, japonês, mandarim, italiano, francês, hebraico, grego e holandês. O contrato é para concessão inicial de 2,5 mil licenças e os cursos estão disponíveis de forma gratuita para todos os alunos de graduação que já cursam 14 créditos ou mais. Os demais discentes terão acesso ao método investindo apenas 50% do valor. A instituição conta com cinco unidades – duas em Bento Gonçalves, duas em Porto Alegre e uma em Novo Hamburgo -, bem como outras duas técnicas dedicadas à qualificação profissional.
GLOBALIZADA
“Estamos abrindo a área de Relações Internacionais e essa parceria com a Rosetta Stone faz parte e reforça o plano estratégico de internacionalização da Ftec. Temos já, inclusive, alguns alunos fazendo intercâmbio internacional por meio do programa Bolsas Ibero-Americanas do Santander, além de convênios com universidades de países estrangeiros, como Estados Unidos, Peru, Chile e Argentina. Queremos preparar nossos alunos para que se tornem lideranças profissionais e garantam um forte diferencial competitivo no mercado”, declara Claudio Meneguzzi Junior, diretor-geral da Ftec Faculdades.
Na opinião do executivo, o ensino online de idiomas é uma tendência no setor de educação superior e a Ftec Faculdades segue essa tendência. Cláudioressaltou que, atualmente, a fluência em outro idioma é fundamental para qualquer profissão, ampliando as chances de sucesso no mundo do trabalho. Segundo ele, o investimento em inovação e tecnologia por meio de soluções online de idiomas é uma forma de as instituições de educação brasileiras iniciarem ou reforçarem seus processos de internacionalização.
A metodologia proprietária de ensino de idiomas da Rosetta Stone é inspirada na maneira como se aprende a língua materna, por meio de associações de sons e imagens, sem traduções ou memorização. O software ainda reconhece e analisa a pronúncia, por meio de tecnologia de reconhecimento de voz também própria, fornecendo um feedback instantâneo ao aluno. Dessa forma, o usuário é motivado o tempo todo a melhorar seu desempenho, como em um jogo.
A Rosetta Stone é fornecedora de cursos online de idiomas para grandes grupos de educação superior, como o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), que é parte do Sistema Educacional Adventista, rede nacional com cerca de 200 mil alunos.
RECONHECIMENTO
A Ftec oferece 25 cursos de graduação presencial e um EAD. Com os melhores resultados acadêmicos do primeiro semestre de 2014, o bacharelado em Administração da Ftec Caxias conquistou o 1º Lugar entre 27 instituições de ensino superior brasileira, que oferecem o curso em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, por meio do Programa de Certificação de Qualidade Nacional para Cursos de Administração.
Já a Ftec Faculdades Novo Hamburgo, está entre as melhores Instituições de Ensino Superior do Brasil e obteve classificação 4 (de 1 a 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) de 2012 segundo indicadores do Ministério da Educação divulgados em dezembro de 2013 no Diário Oficial da União. Ao todo, foram avaliadas mais de duas mil instituições. No âmbito do Rio Grande do Sul, a Ftec Novo Hamburgo está como a 4ª melhor do estado e a 32ª melhor faculdade do país.
Sobre a Rosetta Stone
Presente no Brasil desde 2011 por meio da divisão de Empresas & Educação (E&E) e com escritório nacional sediado em São Paulo, a Rosetta Stone já estabeleceu parceria com empresas e instituições de ensino nacionais de porte. Recentemente, a empresa iniciou a operação de venda diretamente ao consumidor final no Brasil. A companhia fornece uma tecnologia de ponta interativa que está mudando a forma como o mundo aprende idiomas. As técnicas de ensino desenvolvidas e patenteadas pela companhia – aclamadas por seu poder de desbloquear a capacidade natural de aprendizado em línguas – são utilizadas por vinte e duas mil instituições de ensino, nove mil empresas, doze mil organizações governamentais e milhões de pessoas em todo o mundo. A Rosetta Stone oferece cursos em 30 idiomas, dos mais comumente falados (como inglês, espanhol e mandarim) aos menos frequentes (incluindo suaíli, sueco e tagalog). A empresa foi fundada em 1992, sobre os preceitos fundamentais de que aprender a falar uma língua deve ser um processo natural e instintivo, bem como que a tecnologia interativa pode ser usada poderosamente como forma de ativação do método de imersão em idiomas para aprendizes de qualquer idade. Em 2013, a companhia adquiriu quatro empresas – Livemocha, Lexia Learning, Tell Me More e Vivity Labs – em um total de mais de US$ 70 milhões em aquisições. A Rosetta Stone tem matriz sediada em Arlington (Virgínia, Estados Unidos) e escritórios também em Harrisonburg (Virgínia), Boulder (Colorado), San Francisco (Califórnia), Seattle (Washington), Austin (Texas), bem como em Tóquio (Japão), Seul (Coreia do Sul), Londres (Reino Unido), Dubai (Emirados Árabes), Beijing e Xangai (China), Paris (França) e Madri (Espanha), entre outros.
Sobre a Ftec
A Ftec é uma instituição de ensino voltada à formação de profissionais capazes de atender, com plenitude, às exigências do mercado de trabalho. O foco da instituição é desenvolver as habilidades e competências necessárias para que o aluno egresso dos cursos esteja apto a exercer a função a que se propõe, de acordo com a realidade do mercado.