Internacionalização é tema de encontro promovido pelo São Paulo Open Centre

Evento reuniu profissionais com o objetivo de falar sobre o ensino de inglês, o papel das certificações Cambridge English, as atuais demandas da educação na área de Línguas Estrangeiras e seu diálogo com a sociedade

No último mês, o São Paulo Open Centre, centro autorizado pela Cambridge English Language Assessment para aplicação de exames de diversos níveis de proficiência da língua inglesa, realizou o 2nd Preparation Centre Meeting com a presença de 30 instituições de ensino. Um Preparation Centre é toda escola, instituição ou professor (a) particular que prepara e inscreve seus alunos para os exames Cambridge English através de um Centro Autorizado. Estes exames são considerados uns dos mais importantes do mundo.

Um dos palestrantes do evento foi José Marcelo Freitas de Luna, Professor Doutor do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Univali (Universidade do Vale do Itajaí). Entre os temas abordados, o profissional palestrou sobre a importância em falar sobre diversidade cultural em sala de aula e sobre internacionalização. “O uso do Inglês como língua de instrução, de pesquisa e de publicação, além de fomento ao diálogo intercultural é uma forma de internacionalização. É importante termos parcerias e intercâmbios culturais entre professores e estudantes”, explica o profissional.

Na opinião do professor, as interações interculturais devem fazer parte da vida diária do aluno. “É preciso que ele esteja ciente da amplitude do mundo e do seu papel como cidadão, que aprenda a respeitar e valorizar a diversidade e que tenha uma compreensão acerca de como o mundo opera em termos econômicos, políticos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais”, orienta o profissional.

Em torno do tema educacional, “Mobilidade estudantil: oportunidades e desafios”, educadores de mais de 30 instituições de ensino se reuniram com o objetivo de refletir sobre o ensino de inglês, o papel das certificações Cambridge English, as atuais demandas da educação na área de Línguas Estrangeiras e seu diálogo com a sociedade.

Segundo Fátima Trindade, o São Paulo Open Centre, assim como as escolas envolvidas tem o intuito de “melhorar o ensino da língua inglesa e a educação no País”.

Sobre o São Paulo Open Centre

São Paulo Open Centre tem como missão participar na potencialização da língua inglesa na realidade brasileira. É um centro autorizado pela Cambridge English Language Assessment para aplicação de exames de diversos níveis de proficiência. Os Exames Cambridge English são reconhecidos por 20.000 instituições no mundo, aplicados em 130 países e são elaborados para alunos de escolas do Ensino Básico e Técnico, para universitários, professores, profissionais diversos e pessoas que estejam mudando de país.