Internet Responsável

Alunos do colégio do Colégio Santa Maria participam da elaboração de um código de ética sobre uso consciente da internet

Desde que o uso irrestrito das redes sociais e aplicativos passou a ocupar boa parte do tempo dos jovens e adolescentes, direcionar as ferramentas da internet para benefício dos alunos é uma necessidade. O Colégio Santa Maria, que já utiliza uma rede social de caráter pedagógico, o Edmodo, criou um canal de comunicação para conscientizar os alunos do 6º ano, que estão entrando na adolescência, a utilizar a rede de maneira útil e responsável. “Percebemos que eles têm muitas dúvidas sobre esse assunto e desconhecem a seriedade que envolve o uso da internet”, declara Muriel Alves, coordenador do Núcleo de Educação e Tecnologia da Informação da instituição.

Um grupo de alunos foi escolhido para representar as turmas do 6º ano e intermediar a comunicação com o departamento de tecnologia da escola. Juntos, eles criaram um Código de Conduta para estabelecer o que pode ser acessado e de que maneira. Primeiro esse grupo deve se comprometer a cumprir as regras para depois conscientizar os demais e cobrar deles sua aplicação. Eles serão os agentes da divulgação do documento entre as classes.

Depois dessa etapa, os estudantes produziram um documentário sobre a criação do Código de Conduta e suas características. O material servirá de modelo para a continuidade do projeto de conscientização do uso de internet no Colégio Santa Maria em 2015.