Já pensou em ganhar uma viagem imersiva inspirada em práticas educacionais inovadoras?

Conheça a premiação “Melhores Escolas Melhores Projetos”!

Mais uma vez, a Eloin — Educação Pela Experimentação, com seus 23 anos de história, compartilha seu “DNA” de criatividade e espírito inovador e abre suas portas para a transformação convidando escolas públicas e privadas a participarem da 3ª edição do prêmio Melhores Escolas Melhores Projetos.

O prêmio, carinhosamente apelidado de MEMP, é uma iniciativa que se dá por meio dos trabalhos realizados em conjunto com educadores, estudantes, familiares e comunidade, mostrando ser possível transformar as práticas educativas em experiências enriquecedoras, de forma lúdica, criativa e significativa para os envolvidos.

O objetivo principal do MEMP é incentivar as instituições participantes a saírem da caixa, explorarem seu potencial criativo e principalmente difundirem novas práticas, promovendo um ambiente de aprendizado saudável e contemporâneo. Para isso, o projeto foca em diversos aspectos, desde a formação dos educadores até a realização de atividades socioculturais que contribuam para o desenvolvimento de um cidadão mais consciente.

Com uma visão inovadora, a instituição realiza uma série de ações e estratégias para aumentar a qualidade do ensino e garantir momentos de aprendizado para todos os envolvidos, fazendo assim um trabalho diferenciado e personalizado para os projetos educativos que executa.

Uma banca julgadora composta por diferentes profissionais e instituições renomadas, são convidados anualmente para avaliarem os projetos inscritos e um dos principais pilares para a avaliação é a valorização do trabalho transformador de estudantes, educadores e da gestão.

Os 10 melhores projetos transformam-se em uma publicação de edição comemorativa e o grande vencedor prepara as malas para uma viagem de imersão para conhecer um modelo de ensino totalmente inovador em BUENOS AIRES.

Por que Buenos Aires?

Essas ações conversam muito com a parceria que possuímos com “Las Escuelas Experimentales” de Buenos Aires, Argentina, sendo ao todo 38 unidades que adotam a metodologia de educação democrática. A rede segue um método de ensino personalizado e colaborativo por meio das artes plásticas e música como componentes principais, seguindo os princípios da pedagogia da tolerância de Paulo Freire, onde educadores e alunos aprendem juntos.

Como participar?

Para participar da premiação do MEMP é muito simples: uma ficha de pré-inscrição é automaticamente enviada assim que a instituição fecha um de seus projetos pedagógicos com a Eloin – Educação pela Experimentação. Para concorrer, o envio dos registros comprobatórios dos desdobramentos dessa vivência pode acontecer até o final do mês de outubro, prazo estipulado no regulamento disponível no site do MEMP.

Cerimônia de Abertura

No último dia 13 de fevereiro de 2023, no Teatro Eva Herz, localizado no consagrado edifício do Conjunto Nacional, aconteceu o coquetel de abertura da 3ª edição do prêmio Melhores Escolas Melhores Projetos. Essa iniciativa é de extrema importância para o Brasil, um país que enfrenta grandes desigualdades sociais e educacionais. Os projetos apresentados ao longo do ano têm o potencial de inspirar outras ações semelhantes em todo o país, garantindo o acesso à educação de qualidade para todos os cidadãos.

É fundamental que sejam criadas mais iniciativas que visem a transformação do ensino brasileiro, assim como demonstraram as escolas vencedoras das edições anteriores, Maple Bear Santana e Castelo Bilingual School. A premiação reúne diversas escolas envolvidas com uma educação verdadeiramente transformadora, bem como parceiros comprometidos com a causa.

Se a sua instituição também possui em seu “DNA” o espírito criativo e inovador, seja bem-vindo, porque a Eloin Educação está de portas abertas para a transformação.

Acompanhe esse e outros projetos do grupo Eloin:
www.eloin.com
www.instagram.com/eloineducacao