Jornada de Trajetórias Profissionais discute carreiras e mundo do trabalho

Alunos puderam conhecer mais de perto os desafios de algumas carreiras, por meio de oficinas práticas realizadas no evento

O colégio Oswald de Andrade promoveu nos últimos dias a Jornada de Trajetórias Profissionais, atividade voltada para alunos do 9º ano e do Ensino Médio. O evento proporcionou para os estudantes o contato com profissionais de diferentes áreas que falaram sobre os processos de escolha de carreira e o percurso no mercado de trabalho. Além disso, foram realizadas oficinas práticas, nas quais os alunos puderam conhecer mais de perto os desafios de algumas carreiras.

“A Jornada é um momento bastante importante do projeto que desenvolvemos no Oswald. A chance de conversar e debater com pessoas com diversos percursos e que atuam em frentes tão diferentes do mercado de trabalho é enriquecedora para os alunos”, afirma a coordenadora do 3º ano do Ensino Médio e responsável pela área de orientação profissional, Cecília Vardi.

De acordo com o coordenador de comunicação, André Meller, para as turmas de 9º ano e 1º ano, a atividade tem o caráter de exploração e aproximação com as questões da escolha profissional e do mundo do trabalho. Já para os alunos de 2º ano e 3º ano, a jornada acaba sendo um momento importante para tirar dúvidas sobre as áreas que eles já têm em vista, além de uma oportunidade para obter mais informações sobre esses temas.

Além da Jornada de Trajetórias Profissionais, os alunos realizam uma série de atividades de orientação profissional ao longo de seu percurso na escola. “Promovemos debates, palestras, visitas a locais de trabalho e universidades, fazemos simulados do ENEM e dos principais vestibulares e temos o curso de Orientação Profissional na grade curricular do 3º ano”, conta Vardi.

Com essa série de ações, procura-se criar condições para que os alunos façam uma escolha esclarecida pelo curso superior, além de proporcionar reflexões sobre todas as opções realizadas ao longo do percurso escolar. “A partir disso, eles podem se projetar como adultos no mundo acadêmico e no mundo do trabalho”, conclui a coordenadora.

Sobre o Colégio Oswald de Andrade

Fundado na segunda metade da década de 1970, o Colégio Oswald de Andrade está desde sua origem associado à inovação. Valorizamos o exercício da inovação especialmente na forma como entendemos e praticamos o ensino desde a educação infantil até o ensino médio. Nos dedicamos todos os dias a formar alunos bem instrumentalizados, éticos e plenamente aptos a escolher diferentes caminhos na formação acadêmica e profissional.