Jovens produzem um raio X completo sobre a crise da água em SP

A seca e a crise no abastecimento de água em São Paulo despertaram o Colégio Ofélia Fonseca, no bairro de Higienópolis, a propor aos alunos uma radiografia completa sobre o problema.

Reunidos em cinco grupos, os alunos do 1° ano Ensino Médio realizaram uma minuciosa pesquisa relacionando o tema com as diversas disciplinas do currículo, como Matemática, Ciências, Geografia e História. Eles foram desafiados a elaborar soluções criativas para economizar água e tratar os resíduos e estão produzindo vídeos para a avaliação final do projeto.

A ideia da professora de Geografia Cecília Vecina é sensibilizar os alunos para a urgência de usar a água de maneira racional, não só em tempos de crise, mas como uma atitude para a vida toda. “A situação é muito grave. Há apenas quatro anos, em 2010, as represas estavam com a sua capacidade máxima. O que aconteceu? Cobrei respostas dos alunos”, diz ela.

O primeiro passo do projeto foi identificar notícias em jornais, revistas, televisão e internet sobre a crise da água. Em seguida, os alunos foram provocados a elaborarem ao menos 10 questões.  Em seguida, os grupos foram divididos e cada um teve que responder uma apostila completa com os vários temas definidos em classe.

Um dos grupos, por exemplo, fez um amplo levantamento dos sistemas que abastecem a metrópole de São Paulo, com um histórico da capacidade de cada sistema e estabeleceram uma conexão entre os níveis de cada sistema, as áreas atendidas e os bairros que poderão sofrer um racionamento.

Os estudantes calcularam como a água de reuso e a implantação de sistemas alternativos de tratamento podem trazer economia para as famílias. E planejaram um projeto para conscientizar a comunidade sobre a crise hídrica.

Outro grupo se concentrou em questões como a formação das nascentes, os diferentes tipos de rios e bacias hidrográficas, relevos, impermeabilização dos solos, matas ciliares, entrou outros. Também procuram saber como é a legislação sobre o uso das águas no Brasil, envolvendo todos os poderes da Federação.

Os alunos do Ensino Médio do Ofélia Fonseca pesquisaram ainda se há relações entre o aquecimento global e as mudanças climáticas com a falta de chuvas na capital paulista. Aprenderam como é o consumo da água e o tratamento do esgoto em diversos países, com dados sobre os principais consumidores, o preço da água e projetos alternativos de sucesso.

O papel da Sabesp no governo de São Paulo, sua história, suas obras, investimentos e estações de tratamento foram objetos da pesquisa de outro grupo. Os alunos procuraram saber como é feita a retirada da água da reserva técnica do Sistema Cantareira, mais conhecida como volume morto, se há perigos para a saúde no consumo desta água, entre outras abordagens.

O Sistema Produtor São Lourenço e transposição do rio Paraíba do Sul projetos do governo estadual para aumentar a disponibilidade de água para a região metropolitana de São Paulo, também foram estudados em suas várias dimensões.

Os alunos estão agora na fase de produção do vídeo. “Nossa ideia é socializar todos estes vídeos na internet e assim dar a contribuição da escola para ajudar a entender o problema e pensar em alternativas para evitar um desastre ambiental em São Paulo”, diz a professora Cecília Vecina.