Fique de Olho – Laboratórios escolares, apoio essencial ao trabalho do professor

Matéria publicada na edição 87 | Abril 2013 – ver na edição online
Os laboratórios costumam ser uma das principais vitrines que as escolas apresentam aos pais e familiares que estão em busca de um ensino de qualidade. Afinal, a experiência prática dos alunos, observando fenômenos físico-químicos e manuseando modelos anatômicos nos estudos de fisiologia, propiciam maior compreensão do conteúdo e melhor desempenho na produção dos trabalhos e nas provas. As empresas do segmento estão sempre investindo em novidades na área, inclusive com a adoção de recursos tecnológicos digitais. Confira neste Fique de Olho.

analista

Fundada há quase 28 anos, a Analista disponibiliza aos mantenedores amplo portfólio de aparelhos e insumos necessários às atividades dos laboratórios. “Fornecemos toda linha de reagentes, vidrarias, equipamentos, modelos anatômicos, estufa, agitadores, chapas aquecedoras, capelas, balança etc.”, apresenta Vicente Catapano, sócio-gerente da empresa. Segundo ele, há variadas linhas de materiais para as mais diferentes etapas da vida escolar. A Analista destaca-se ainda pelo “atendimento customizado e profundo conhecimento técnico em sua área de atuação”, diz Vicente. “Procuramos atender o cliente em todas as suas necessidades.” Por exemplo, se a escola precisa de “algum produto que não esteja em nossa linha, procuramos atender o cliente, diversificando assim nosso ramo de atuação”, explica o sócio. A empresa mudou para uma nova sede, “com área útil três vezes maior”, o que lhe permite um gerenciamento mais eficaz dos estoques e, consequentemente, “melhoria nos custos e prazo de entrega”. Escolas de todo País podem equipar seus laboratórios com os produtos da Analista, já que as mercadorias são despachadas através de transportadoras indicadas pelos clientes. Mas para as instituições da Grande São Paulo, as entregas são feitas diretamente pela Analista.

Fale com a Analista:
www.analista.com.br

roster

No mercado desde 1998, a Roster tem acompanhado a evolução tecnológica da área da educação e agora disponibiliza microscópicos para laboratórios escolares acoplados a sistema de vídeo. “A imagem que o professor consegue capturar no microscópio é passada para todos os alunos através de um monitor de computador (digital) ou usando data-show (analógico)”, explica Amanda Gerda, da área administrativa da empresa. “É um atrativo a parte para as aulas. Mas não se pode esquecer que o contato dos alunos com o microscópio é também muito importante”, ressalva a colaboradora. Segundo ela, torna-se interessante assim que o laboratório tenha aparelhos que possam ser manuseados pelos estudantes, experimentando obter visualizações similares às imagens obtidas pelo professor.

Também os modelos anatômicos comercializados pela Roster são essenciais para trazer “a realidade às aulas”, ajudando no aprendizado e contribuindo “para tornar as aulas mais interessantes”, observa Amanda. Entre esses modelos, encontram-se “esqueletos, corpo humano com todos os órgãos removíveis (torso), células, moléculas, animais etc.”. Os “moldes são perfeitos”, descreve. Mas o portfólio da Roster é muito mais amplo, conforme pode ser conferido pelo gestor no novo site da empresa, que lançou o e-commerce em 2012. Ali podem ser encontrados, por exemplo, as chamadas “vidrarias”, como tamanhos variados de béquer, confeccionadas em polipropileno autoclavado, o qual “não corre o risco de quebrar nem de ferir alguém durante o manuseio”. O estoque é completado por agitadores, balanças, centrífugas e globos terrestres, entre muitos outros. Segundo Amanda Gerda, através do novo site as escolas poderão se cadastrar e receber atualizações periódicas sobre os produtos e as promoções.

Fale com a Roster:
11 4224 3824/4226 4957