A leitura como recurso para a prática de bons modos!
Por Carina Gonçalves
Cada vez mais as escolas oferecem qualidade de ensino, metodologias avançadas, tecnologia integrada ao conhecimento e outros recursos que contribuem para o avanço intelectual, físico e emocional de seus alunos e alunas. Em outras palavras, as escolas assumiram papéis importantes que contribuem para o estímulo de talentos e habilidades, para melhorar o desempenho de concentração, sociabilidade e respeito entre os colegas, assim como prepará-los para a vivência competitiva no futuro mercado de trabalho. Sabemos que não é uma tarefa fácil e com resultados à curto prazo. Para conquistar a excelência é preciso, antes de mais nada, estabelecer uma conexão contínua de ações entre os alunos e seus familiares para que as atividades aplicadas dentro da sala de aula repercutam positivamente em todos os ambientes e situações vividas por eles. E a minha dica deste mês é trabalhar com livros para falar de temas polêmicos, contemporâneos e importantes para a convivência em sociedade, no futuro mercado de trabalho, entre amigos e familiares.
Não é difícil vermos nos noticiários pautas relacionadas com intolerância, falta de respeito e até mesmo violência física em professores, colegas de sala de aula e entre pessoas que mal se conhecem. Trata-se de uma triste realidade que deve ser debatida, principalmente, no universo educacional para evitar que mais jovens continuem agindo de maneira similar e ou admirem posturas alheias como símbolo para expressar seus sentimentos de revolta, imposição às regras e controversa de ideais. Um exemplo para tratar este tema é usar a leitura como atividade extra e ou complementar e após, realizar atividades lúdicas como palestras e debates ou, ainda, jogos educacionais. Entre os muitos títulos que tratam sobre bons modos, respeito e educação, selecionei alguns que podem ser aproveitados para crianças, jovens e adultos (pois o exemplo também vem dos profissionais que atuam diretamente com os estudantes).
A primeira obra que indico é “Por Favor, Obrigado, Desculpe”, de Becky Bloom e Pascal Biet (Ed. Brinque-Book), que nos faz refletir sobre as palavrinhas mágicas e como podemos nos relacionar com as outras pessoas, pois é necessário entender e sentir “na pele” cada uma dessas expressões para poder usá-las no cotidiano. Em “Um Corvo Torto”, de Helga Bansch (Ed. Brinque-Book), podemos visualizar que as diferenças são bem-vindas e a convivência entre as pessoas pode ser pacífica para evitar o bullying, tão comum e de difícil erradicação. E por fim, uma obra recente do filósofo, doutor em educação e professor Mario Sergio Cortella, “Por que Fazemos O Que Fazemos?”, em que aborda temas relacionados à busca de propósitos no trabalho e na vida, uma das maiores aflições contemporâneas. Essa obra, em especial, indico para alunos do ensino médio e para profissionais que atuam com eles, pois muitas pessoas já passaram por algum momento de questionamento sobre o que representam para si e para a sociedade, assim como gostariam de seguir no futuro. Creio que tendo como base essas e outras leituras, é possível lidar com temas interessantes e criar atividades como, por exemplo, bate-papo, palestras e ações lúdicas que integrem os alunos entre si e os resultados cheguem até seus lares e demais locais de vivência e confraternização.
Carina Gonçalves
É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e MKT e da Agência Informação Escrita, que atende escolas e empresas de todo o território nacional – www.jcgcomunicacao.com www.infoescrita.com.br / 11-4113-6820 – [email protected] /[email protected]