Leitura na escola: como aliar tecnologia e inovação à formação de novos leitores

Como formar novos leitores nas escolas em um mundo cada vez mais digital? A resposta pode estar mais perto do que se imagina: através das próprias tecnologias. A Árvore de Livros, plataforma de leitura digital, é uma edtech que tem realizado esse trabalho de formação de novos leitores em instituições de ensino de todo Brasil, ao colocar nas mãos dos alunos mais de 30 mil títulos, entre livros, jornais e revistas, que podem ser acessados por diferentes dispositivos eletrônicos, como computador, celular e tablet.

Leitura em sala: alunos do Centro Educacional Miraflores (RJ) utilizando a Árvore de Livros

O resultado da presença da Árvore de Livros no dia a dia escolar tem gerado resultados positivos: alunos que utilizam a plataforma possuem níveis de leitura acima da média nacional. Só no primeiro semestre deste ano, foram lidos aproximadamente 400 mil livros na plataforma, uma média de seis livros por aluno. A média nacional, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, é de 2,43 livros por brasileiro durante todo o ano.

Para além de cumprir o papel de uma biblioteca digital, a proposta da Árvore de Livros é pautada em uma sólida estrutura pedagógica. Com o objetivo de aliar tecnologia e leitura de forma consciente e educativa, além de oferecer um ambiente inovador e divertido para os alunos, a Árvore de Livros promove uma série de projetos e concursos literários que estimulam o gosto pela leitura em crianças e jovens.

Um exemplo foi o concurso literário “Li, Gravei – Concurso de Booktubers”, realizado no primeiro semestre.  Através da plataforma digital, alunos se engajaram na leitura de clássicos da literatura nacional. A proposta do projeto envolvia a combinação de novos formatos de linguagem, como a produção de uma resenha em formato de vídeo para o Youtube. Ao aliar clássicos à linguagem das mídias digitais, foi possível trazer de volta autores consagrados para o centro da atenção de jovens, como Machado de Assis e José de Alencar. O concurso teve a duração de um mês e, durante esse período, os alunos participantes leram mais de 1900 livros pela plataforma, totalizando mais de 5 mil horas de leitura.

Trabalho alinhado com a BNCC

Além de engajar os alunos no universo da leitura, a Árvore de Livros apoia a escola, oferecendo assessoria pedagógica especializada, relatórios de leitura, que mostram o desenvolvimento e interesses de cada aluno, e sequências didáticas que ajudam na aplicação da BNCC à grade curricular da escola, principalmente no campo das Linguagens.

Para facilitar ainda mais o dia a dia dos educadores, a Árvore lançou recentemente o eBook “Planejando a BNCC dentro da sua escola”, voltado para gestores e professores. No material, a edtech dá dicas de como alcançar as habilidades previstas na BNCC por meio de projetos, sequências didáticas e práticas em sala de aula. O eBook é gratuito e para acessá-lo, é só acessar o site https://promo.arvoredelivros.com.br/ebook-bncc e preencher o formulário