A leitura no ensino cotidiano
Colunas e Opiniões
Por Carina Gonçalves
Que ler para as crianças é ótimo e todos nós sabemos. As famílias que possuem o hábito de ler dentro e fora de casa (escola, bibliotecas, parques, clubes de leitura e afins) conquistam mais benefícios para suas crianças do que podem imaginar. Um deles é o aumento de palavras no vocabulário dos pequenos, assim como sua criatividade fica mais aguçada e a criança consegue se expressar melhor.
Outro fator importante é o estreitamento nas relações familiares e pessoais. Quando uma criança recebe atenção do adulto, que por sua vez se envolve no mundo de faz de conta com a leitura, ambos se conectam em uma “atmosfera” mágica da qual vivenciam experiências únicas. Segundo a pediatra dra. Priscila Zanotti Stagliorio, a leitura é benéfica também para a saúde mental e física das crianças. Ela explica que os pais podem, além de lerem, criar atividades relacionadas ao contexto das obras para que as crianças experimentem novas sensações, ambientes e brincadeiras.
“Eu sempre recomendo aos meus pacientes (pais) que reservem um momento do dia para lerem, mesmo que seja cinco minutos, algo para seus filhos. A literatura infantil é rica em conteúdos e podemos explorar beneficamente quaisquer temas a favor de nossas crianças, como por exemplo, narrar a história com bichos de pelúcia ou mesmo criar um jogo de perguntas e respostas para os maiores. A imaginação é quem ditará o que criar por meio dos livros”, comenta a pediatra Priscila.
Segundo uma pesquisa norte americana da Reading is fundamental (RIF), associada a loja de departamentos Macy’s, é importante mantermos “o faz de conta” vivo no cotidiano de nossos filhos. Neste estudo, realizado com cerca de mil pais, apenas 33% deles liam para suas crianças antes de dormirem e 50% dos pais afirmaram que seus filhos preferem assistir TV, o que representa que precisamos insistir mais no hábito de ler e não importa o horário, de manhã, a tarde ou a noite.
“Hoje existe tantas possibilidades de leituras para as crianças a partir dos primeiros meses de vida. Não precisamos exagerar no conteúdo e oferecer algo que não condiz com a faixa etária delas. Existem, por exemplo, livros só com ilustrações, ideais para crianças ainda não alfabetizadas, livros com figuras e letras grandes e histórias curtas para os iniciantes, assim como outros com histórias envolventes e até séries que contribuem para a imaginação e desenvolvimento cognitivo. A atitude de começar a ler é tão importante quanto brincar”, finaliza a pediatra Priscila.
Como recomendações, de livros indicados para as crianças em diferentes idades, inclusive durante os primeiros anos do ensino fundamental, fiz uma pré-seleção de títulos ideais para a leitura em família, entre irmãos, amigos e como complemento em sala de aula:
A princesa que tudo sabia … menos uma coisa – Editora: Brinque-Book
Autor: Dino Bernardi Junior e Rosane Pamplona – Tema: Adivinhação / Pluralidade cultural / Humanos / Princesas / Astúcia / Amor / Liberdade – Faixa Etária: A partir de 5 anos
Casa de bicho – Cortez Editora
Autora: Carla Caruso – Temas: Fauna / Reino Animal / Casas / Moradia / Animais Diversos – Faixa Etária: pré-leitor (não alfabetizados)
Os tesouros de Monifa – Editora: Brinque-Book
Autora: Sonia Rosa Rosinha; Ilustradora: Rosinha – Temas: Pluralidade cultural / Conto / Cartas e bilhetes / Humanos / Identidade / Relacionamento familiar / África / Árvore genealógica / Nações / Dia dos Avôs e Avós (26 de Julho) / Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) / Liberdade – Faixa Etária: A partir de 5 anos
O Circo – Cortez Editora
Autora: Vera Lucia Dias / Ilustrador: Sami e Bill – Temas: Mágica / Circo / Alegria / Crianças / Imaginação / Palhaço; Faixa Etária: pré-leitor (não alfabetizados)
Sopa de Botão de Osso – Editora: Brinque-Book
Autor: Aubrey Davis e Dusan Petricic; Ilustradora: Dusan Petricic; Tradutora: Gilda de Aquino – Temas: Ética / Conto / Lenda / Humanos / Convivência social / Nações / Tradição oral / Solidariedade – Faixa Etária: A partir de 5 anos
O Aniversário do Seu Alfabeto – Cortez Editora
Autor: Amir Piedade; Ilustrador: Luiz Gesini – Temas: Alfabeto / Vogais e Consoantes / Educação Infantil / Festa / Aniversário / Relacionamentos / Educação – Faixa Etária: leitores iniciantes – a partir de 7 anos.
Se quiserem mais dicas e ou consultoria e serviços em comunicação e marketing, escrevam para o meu e-mail: [email protected] / 11-4113-6820 / 11-98092-6021 (Oi e Whats)
Carina Gonçalves
É jornalista especialista e atuante nas áreas de educação, cultura e mídias digitais. Oferece trabalhos e consultoria em comunicação e marketing para estabelecimentos de ensino, empresas e profissionais autônomos. Possui cursos de especialização em empreendedorismo, marketing, comunicação empresarial, mídias sociais e digitais, assessoria de imprensa e projetos personalizados focados ao universo educacional. É sócia-diretora da JCG Comunicação e Marketing. Fone: 11-4113-6820 – [email protected]