Lesões por esforço repetitivo
Informativos
No desempenho das atividades do dia a dia, é importante se preocupar e conhecer o quadro de seus funcionários e, principalmente, orientá-los e auxiliá-los na prevenção de doenças e lesões, como as ocasionadas por esforço repetitivo, mais conhecidas como LER. Com o mundo cada dia mais informatizado, a doença está se tornando mais comum e atingindo maior número de pessoas.
Além do esforço repetitivo, como digitar por muitas horas, a má postura é um fator de risco para quem tem propensão a desenvolver a doença. Movimentos inadequados, como pegar peso ou empurrar objetos pesados de forma incorreta também entram na lista.
Dentro da escola, muitas funções e muitos profissionais precisam cuidar e tomar medidas preventivas, como secretárias, professores e auxiliares. A LER é uma lesão que causa dores, desconfortos, inchaços e até impossibilidade de trabalho. Portanto, prevenir e manter a qualidade de vida é a melhor opção.
Conheça algumas dicas para evitar as lesões por esforço repetitivo.
- Se o profissional trabalha com digitação, a cada uma hora, deve sair de sua cadeira e se movimentar;
- Beba água regularmente ao longo do dia;
- Aproveite o horário de almoço para relaxar e descansar;
- Tenha postura adequada e procure mantê-la ao longo do dia. Caso esteja sentado, procure manter os ombros relaxados, pulsos retos e costas apoiadas no encosto da cadeira. Se estiver em pé, procure manter as costas eretas e evite apoiar o corpo somente em uma das pernas. Também é importante movimentar-se frequentemente;
- Alongue-se! Um dos melhores remédios é alongar o corpo e relaxar os ombros. Leva pouco tempo e você pode fazer durante pequenas pausas ao longo do dia.
Eric Amorim
11 2937-8794 / 11 98436-1010