fbpx
Guia para Gestores de Escolas

Liderança Pedagógica

O que é liderança? A maioria das pessoas têm uma ideia intuitiva do que é liderança, sempre associada a uma ação de comando ou a um cargo de chefia.

A natureza do exercício da liderança tem sido foco de pesquisas do homem ao longo de toda a sua história, gerando uma grande quantidade de obras sobre o tema e inúmeras definições sobre o seu significado.

Nos últimos anos, boa parte dessas pesquisas e obras têm sido criticada por ter uma visão muito restrita, mais preocupada com a análise e categorização das atitudes mais comuns de líderes frente aos seus colaboradores, ao invés de examinar o contexto maior de suas funções, prestando pouca atenção ao papel da liderança organizacional em termos do tratamento da mudança ambiental, através da formação de equipes de alta performance.

A psicologia moderna diz que liderar é o ato de influenciar as atitudes, opiniões e os sentimentos de outras pessoas. Mas essa troca de influências acontece entre as pessoas constantemente, sem necessariamente que uma lidere a outra. Uma pessoa é considerada um líder quando a sua persuasão é desmedida, ou seja, um líder convence mais que um não líder.

Diferença entre Gestão e Liderança

Gestão e liderança são terminologias distintas e, ao mesmo tempo, complementares. Gestão está relacionada a sistematização de processos; documentação e gerenciamento de projetos; divisão e descrição de funções; reuniões periódicas de monitoramento (constância e periodicidade); análise de desempenho; gestão de tempo e planejamento estratégico com metas e objetivos concretos.

Liderança está ligada a lapidação de pessoas promovendo uma política de monitoramento, isto é, um acompanhamento e feedback que gere um clima de confiança e segurança para que o colaborador possa evoluir sem estresse, através de uma comunicação eficaz, do uso de processos decisórios participativos, gerenciamento de conflitos, meritocracia extrínseca e intrínseca, negociação de acordos e apresentação de ideias.

Professores não podem ser geridos… Relatórios, diários de classe, análise de desempenho em sala de aula podem ser geridos. Professores devem ser liderados.

Tornar-se um Líder

A capacidade de influenciar pessoas é considerada um dom, se partirmos do princípio de que algumas pessoas possuem traços de personalidade, isto é, exteriorizam a sua personalidade através de comportamentos que favorecem o seu aparecimento, como extroversão, sociabilização, proatividade e agradabilidade, caraterísticas psíquicas desenvolvidas com grande intensidade na infância.

Os preceitos andragógicos nos mostram que cursos e palestras de instrução não possuem profundidade e tempo suficiente para fazer com que um adulto se torne um líder, mas algumas atitudes e ações, se utilizadas com constância e periodicidade, podem melhorar o desempenho de liderança de um indivíduo.

Um líder tem que gostar de gente! Não há liderança sem intensas relações interpessoais, vínculos afetivos, interação social e comunicabilidade. Se você não detém esses traços de personalidade, sugiro repensar seu futuro e procurar uma função que não enfatize tais atribuições como os cargos administrativos da secretaria, cobrança, financeiro… Não existe nenhuma função que o corpo docente exerça que não necessite de uma boa dose de liderança! Dicas para ser um líder eficaz:

Não desista de um colaborador: Um verdadeiro líder tem a responsabilidade de apoiar as solicitações de ajuda legítimas e auxiliar na recuperação de colaboradores que cometeram falhas, comportamentos negativos ou queda de produtividade.

Faça uso da meritocracia: O bom líder utiliza as práticas de meritocracia intrínseca, motivacionais e de reconhecimento intangíveis e as extrínsecas quando necessitar de um pico de desempenho como, por exemplo, na época de rematrículas.

Tenha uma comunicação interpessoal eficiente: O líder deve ser capaz de se expressar, transmitir o que está sentindo e pensando, saber escutar e estar aberto a fatos, pensamentos e ideias dos seus interlocutores.

Incentive a comunicabilidade: A comunicação só se torna efetiva quando chegamos à compreensão exatamente como desejava quem a transmitiu.

Seja coloquial: Use expressões e palavras com as quais o seu interlocutor esteja familiarizado.

Em caso de crítica: Não adote uma postura defensiva. Faça perguntas esclarecedoras.

Faça parte de uma equipe de ponta: Ninguém gosta de fazer parte de um time perdedor.

Dê autonomia: O adulto sente-se motivado quando participa da tomada de decisão e tem autonomia para agir em busca de seus objetivos.

Receba nossas matérias no seu e-mail


    Relacionados