Limpeza – Equipamentos

Matéria publicada na edição 04 | Maio 2005 – ver na edição online

Máquinas e acessórios: invista no certo

Se o objetivo é realizar na escola uma limpeza de nível profissional, são necessárias máquinas, equipamentos e acessórios para a realização dos procedimentos. É o caso de enceradeiras, lavadoras automáticas de pisos, varredeiras e aspiradores de pó e líquidos, informa Osmar Viviani, consultor na área de higiene e limpeza profissional.
As enceradeiras são essenciais para limpeza de pisos frios, pois lavam e dão brilho, explica Osmar. Há diversos tipos de discos adaptáveis às enceradeiras. O de remoção pesada (marrom) é indicado para remover ceras de polímeros sintéticos. O removedor (preto) é um disco para retirar ceras e sujeiras do dia-a-dia. O disco limpador (verde) serve para a limpeza e manutenção periódicas, eliminando riscos superficiais sem retirar totalmente os tratamentos já existentes nos pisos. O vermelho (red buffer) faz uma limpeza ainda mais leve e o amarelo é o polidor, nivelando a cera e polindo numa única operação. Por último, há os discos restaurador (champagne), para polimento com brilho, e o lustrador (branco), para polimento com alto brilho. Já as lavadoras de pisos utilizam escovas e são normalmente indicadas para pisos rústicos, onde a porosidade é grande e os discos de limpeza “agarram” demasiadamente. Existem escovas de nylon para limpeza normal, mistas de aço e nylon para limpeza pesada e as de pelo, que são lustradoras.
Outros equipamentos são essenciais para garantir bons resultados e facilidades para o funcionário. É o caso do sistema mop. O mop pó é confeccionado em fibras de algodão e remove partículas soltas depositadas sobre o piso. O mop água é composto por cabeleira de algodão e deve ser utilizado com o balde-espremedor, acabando com o problema de lavagem de panos de chão e de torcê-los com as mãos. O balde costuma ser acoplado ao carro funcional, que possui bandejas para o transporte de produtos de limpeza e acessórios. “Os carrinhos são ideais para a organização das tarefas e para que o material necessário esteja sempre à mão do pessoal da limpeza. Acabam de vez com o problema de ficar indo e vindo atrás deste ou daquele produto que ficou no almoxarifado”, justifica Viviani. Outros acessórios recomendados são os mops aplicadores de cera, diluidores e dosadores de produtos e as placas sinalizadoras em plástico injetado, para garantir a segurança dos ocupantes do local enquanto a limpeza está sendo executada.

Na próxima edição, leia mais dicas sobre Limpeza – Procedimentos