Locação de equipamento: Solução personalizada

A administração escolar envolve uma variedade de compromissos e atividades que abarcam todas as esferas da instituição. Mesmo com planos cuidadosamente elaborados e uma estrutura organizacional clara, imprevistos e diferentes preocupações podem surgir no cotidiano da gestão escolar. Dessa forma, é fundamental implementar estratégias práticas que apoiem a rotina do/a gestor/a escolar, especialmente no que se refere aos equipamentos da escola, a fim de (re)pensar processos, melhorar a eficiência do tempo e diminuir despesas.
BENEFÍCIOS
Refletindo sobre os desafios da gestão escolar, especialmente da área financeira, Francisco Rabaçal, CEO de uma empresa de locação, destaca que a locação de equipamentos é “uma excelente opção para a redução de custos, evitando gastos com aquisição e manutenção de equipamentos, permitindo também uma maior previsibilidade financeira”. A opção pela locação também permite “que as instituições tenham acesso a equipamentos modernos e atualizados regularmente sem a necessidade de reinvestimento constante na atualização de seu parque tecnológico”, completa. Segundo o empresário, a demanda por equipamentos tecnológicos para as escolas cresceu de maneira significativa, tanto como ferramenta de apoio ao ensino, como meio de inclusão digital no cotidiano dos estudantes.
IMPLEMENTAÇÃO
O processo de implementação dos equipamentos nas escolas varia de acordo com as necessidades logísticas, operacionais e tecnológicas da instituição. A avaliação e o entendimento de quais equipamentos serão necessários são os passos iniciais para que a locação atenda as demandas das escolas, que podem ser desenhados como um projeto para cada escola. Esse processo, diz o empresário, é “iniciado antes do envio das máquinas, com um time de técnicos atuando no preparo de configuração dos equipamentos conforme as demandas de cada usuário”. Após serem recebidas na escola, “as máquinas podem ser implementadas diretamente por um técnico próprio ou com o apoio direto da locadora, que também pode fornecer os serviços de suporte em campo e treinamento dos usuários”, complementa Rabaçal.
DICAS
Para a escola que deseja contratar empresas de locação, algumas dicas são fornecidas pelo empresário: busque empresas com experiência no setor educacional e com boas referências; solicite orçamentos detalhados de múltiplos fornecedores para análise; inspecione os equipamentos e peça demonstrações antes de fechar contrato; confirme a disponibilidade de manutenção e assistência rápida; opte por contratos que permitam ajustes conforme as necessidades da escola; e pondere entre qualidade, serviço e preço para tomar a melhor decisão. E lembre-se: “Um contrato de locação é um compromisso de vários meses entre as partes, sendo assim é essencial que seja feito com um parceiro que preste um bom atendimento ao longo de todo o período”, completa. (RP)
Saiba mais:
Francisco Rabaçal – atendimento@direcionalescolas.com.br