Locação de equipamentos: Benefícios para a escola

A gestão escolar agrega, diariamente, uma lista diversa de compromissos e tarefas que atravessam todas as áreas da escola. E, mesmo com planejamentos bem desenhados e organizações bem definidas, incidentes e preocupações de diversos tipos podem emergir no cotidiano. Nesse sentido, adotar estratégias práticas que auxiliem a rotina do/a gestor/a escolar, sobretudo em relação aos equipamentos utilizados na instituição, é imprescindível para (re)pensar processos, otimizar tempo e reduzir custos.

VANTAGENS

Francisco Carmuega Rabaçal, cofundador de uma empresa de locação, destaca algumas vantagens para gestores/as que decidem locar equipamentos para as escolas, como: redução de custos com manutenção/atualização de equipamentos, gerenciar o parque tecnológico com mais facilidade, ter acesso a equipamentos modernos e de alta qualidade sem um alto investimento inicial, além da possibilidade de criar/atualizar o laboratório de informática da escola de forma rápida e ajustada conforme a necessidade da instituição.

“Ao optar pela locação de equipamentos de TI, as escolas não precisam se preocupar com a compra dos equipamentos, manutenção, atualização e substituição de peças, que geralmente custam muito caro e tomam muito tempo além de exigirem um conhecimento prévio de tecnologia. Com isso, a locação de equipamentos de TI para escolas é uma opção super eficiente para simplificar os processos, liberando recursos e tempo para outras áreas importantes da instituição”, explica Francisco. Segundo o empresário, houve um aumento significativo na procura por locação de equipamentos tecnológicos para as escolas, tanto como ferramenta de apoio ao ensino, como meio de comunicação e gestão administrativa.

DICAS

A primeira dica, de acordo com Francisco, para quem deseja contratar empresas de locação, é avaliar as necessidades específicas da escola e definir quais equipamentos serão necessários para atendê-las. “É importante, também, definir um orçamento claro para a locação, levando em conta a necessidade futura de ampliação do laboratório de informática da escola à medida que vão chegando mais alunos”, diz.

“Outra dica é buscar referências e avaliações de outras escolas que já tenham utilizado os serviços da empresa de locação, a fim de garantir que a empresa tenha um bom histórico de atendimento e qualidade dos equipamentos. Avalie a capacidade da empresa de oferecer suporte técnico eficiente e rápido, para evitar problemas que possam interromper o processo de ensino e aprendizagem. Por fim, é recomendável verificar as condições do contrato de locação, para garantir que as condições estejam de acordo com as necessidades e expectativas da escola”, completa o empresário do setor. (RP)

Saiba mais:
Francisco Carmuega Rabaçal – [email protected]