Locação de Equipamentos: Benefícios para sua escola

O advento tecnológico construiu, de forma expressiva e intensa, nossa atual sociedade da informação. Com os aparatos tecnológicos – e através deles – modificações ganharam proporções incalculáveis, incluindo, assim, fragmentos de uma cultura digital partilhada em todos os âmbitos sociais ­– inclusive no espaço educacional.

Nesse aspecto, de tempos em tempos, observamos o crescimento de ferramentas utilitárias, dispositivos facilitadores e opções práticas para todos os espaços sociais. Adentrar e compreender os mecanismos que envolvem os meios digitais é uma alternativa para a melhoria que tanto prevemos para um futuro próximo (e promissor) para a educação e o desenvolvimento da aprendizagem.

“Os alunos de hoje já nasceram digitais. E cada vez mais a escola tem obrigatoriedade de se tornar atraente e dinâmica para este público”, diz Mauro Fernandes, diretor comercial de uma empresa especializada em locação de equipamentos. Além do campo pedagógico, avistando os setores que compõem a administração escolar (gestão, financeiro, recursos humanos), a utilização de aparatos tecnológicos, bem como equipamentos que possam assegurar o uso/manuseio desses equipamentos com qualidade e segurança são questões relevantes para o cotidiano escolar.

No que tange a utilização de equipamentos e a construção da infraestrutura tecnológica, o diretor Mauro destaca a locação dos equipamentos (que acompanham serviços agregados) como uma estratégia positiva para as instituições escolares, tendo, como benefícios, a redução de custos de seu parque tecnológico e das operações de crédito para financiamento; redução dos problemas de parada por manutenção de equipamentos; agilidade e flexibilidade; customização da infraestrutura de TI; suporte e manutenção inclusas no processo; facilidade na implementação de novas tecnologias; e atratividade dos alunos e pais por ter uma instituição de ensino com infraestrutura tecnológica atualizada e inovadora.

“Com a locação de equipamentos e seus serviços agregados, a instituição de ensino foca mais no seu processo fim, ou seja, de ensinar. A complexidade de fazer a infraestrutura tecnológica funcionar, fica a cargo da empresa de locação, o que consequentemente gera um custo benefício positivo”, diz Mauro, que complementa: “A locação garante liberdade aos diretores pedagógicos e professores desenvolverem pilotos de utilização, sem ter de investirem muitos recursos financeiros (principalmente) e terem agilidade para expandirem ou alterarem seu direcionamento, caso necessário”.

Para o/a gestor/a que deseja contratar uma empresa de locação de equipamentos, Mauro ressalta algumas recomendações, como: verificar a reputação da empresa e sua expertise no setor de locação de equipamentos para a educação; capacidade do parque tecnológico para prover equipamentos a projetos de diversos portes (pequenos, médios e grandes); rapidez na implantação; e manutenção, suporte técnico com equipe treinada e canal direto para abertura de chamados. (RP)

Saiba mais:
Mauro Fernandes – [email protected]