Lousa digital: Ferramenta de aprendizagem

A atualidade é constituída por uma era tecnológica: ferramentas, aplicativos e recursos digitais foram, paulatinamente, incorporados em nosso cotidiano em todos os aspectos – pessoal, profissional e educacional. No contexto escolar, a tecnologia pode ser utilizada de variadas formas e propósitos, e está presente tanto nas áreas administrativa e financeira, como também integra o processo pedagógico em sala de aula por meio de recursos e facilitações digitais. Se estreitarmos o olhar para o cotidiano escolar, a lousa digital surge como uma possibilidade eficaz refletindo positivamente na relação ensino-aprendizagem.

“A lousa digital é um dos poucos adventos tecnológicos que não competem com as opções que são usadas em sala de aula sem tecnologia”, enfatiza Esdras Santana, fundador de uma empresa especializada em soluções educacionais. O empresário do setor relembra que a lousa digital foi desenvolvida por Nancy, uma professora no Canadá, e, a partir de suas experiências com o ensino, criou uma lousa integrada à tecnologia que possibilitava interações e dinamismos, além de trabalhar em metodologias de aprendizagem intuitivas em um modo de não apagar a presença do professor em sala de aula. “A lousa digital é uma excelente ferramenta de aprendizado em sala de aula”, afirma Esdras.

A geração de estudantes que adentram as instituições escolares diariamente possui um volume de informação internalizada, conhecendo, utilizando e adaptando todo mecanismo digital em sua rotina. Dessa forma, implementar ferramentas digitais alinhadas com propósitos pedagógicos bem resolvidos e acionadas pelo/a professor/a em um momento adequado durante a aula, reflete em experiências positivas no ensino.

Segundo o empresário, alguns recursos da lousa digital podem ser explorados por educadores, como “aplicação do conteúdo digital com as mais diversas possibilidades (apresentação de imagens, links, mapas, comentários no conteúdo, fazendo recortes em tempo real), criação de aulas personalizadas para cada nível educacional, e o compartilhamento de aulas com estudantes”.

Para o/a gestor/a que se interessa pela ferramenta e pretende adquirir uma lousa digital, Esdras recomenda que o primeiro passo é discutir internamente com a coordenação pedagógica, a equipe de TI e docentes a viabilidade da implementação da tecnologia disponível. No processo de buscar um fornecedor, indica o empresário, três pontos devem ser observados no momento de adquirir o produto: busque uma lousa com uma tecnologia touchscreen veloz; confira se é uma empresa responsável e que promova treinamentos de uso e capacitação recorrente; se atente se a tecnologia adquirida garante a diminuição do índice de obsolescência durante os anos.

Após a aquisição, treinamentos de usabilidade devem ocorrer durante a implementação e posteriormente, por meio de capacitação continuada para todo o corpo docente. “Tecnologia é um organismo vivo que precisa de dedicação, atualização e treinamento contínuo”, finaliza Esdras. (RP)

Saiba mais:
Esdras Silva de Santana – [email protected]